Para viver bem, precisamos nos alimentar bem. Não é à toa que a nutrição está relacionada a inúmeras doenças, seja como causa ou solução. Tanto a falta quanto o excesso de comida podem gerar graves consequências para o organismo.
Os distúrbios alimentares a seguir foram listados pelo livro “Epidemiologia Nutricional” como os principais problemas nutricionais brasileiros. Já o último tem mais a ver com transtornos psicológicos. Conheça melhor cada um deles:
Desnutrição
Além do problema social que esta doença representa, especialmente no que diz respeito à mortalidade infantil, é possível apresentar sintomas de desnutrição mesmo se alimentando em todas as refeições.
Segundo o Manual MSD, “a desnutrição pode surgir porque as pessoas não conseguem obter ou preparar alimentos, porque apresentam algum distúrbio que dificulta a ingestão ou absorção de alimentos ou porque possuem uma necessidade de calorias excessivamente alta”.
Anemia
A anemia ferropriva, causada por deficiência de ferro no organismo, é o tipo mais comum. A doença dificulta o transporte de oxigênio na corrente sanguínea, causando sintomas como fadiga, falta de apetite, dor de cabeça e formigamento dos membros. O tratamento é feito com o aumento da ingestão de carnes, além de outros alimentos ricos em ferro, como feijão, brócolis e beterraba.
Obesidade
É o oposto da desnutrição, pois consiste na ingestão excessiva de alimentos. Isso gera um acúmulo prejudicial de gordura corporal que causa desequilíbrios hormonais e até psicológicos. Além disso, aumenta muito o risco de sofrer de outras doenças.
Diabetes
Associada à obesidade, o diabetes tipo 2 é causado pela incapacidade do organismo de produzir insulina suficiente para controlar a concentração de glicose no sangue. Essa condição pode desencadear várias complicações, como insuficiência renal e problemas cardíacos.
Hipertensão
A famosa pressão alta envolve diversos fatores, mas está diretamente relacionada à alimentação: segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), excesso de peso, obesidade, ingestão elevada de sal, ingestão de álcool e sedentarismo estão entre os principais fatores de risco para a hipertensão arterial sistêmica.
Bulimia e anorexia
Estes transtornos alimentares são desencadeados por problemas psicológicos relacionados à obsessão pela magreza, fazendo com que a pessoa tenha uma imagem distorcida de seu corpo e tente perder cada vez mais peso, ainda que não precise.
Dietas radicais e remédios para emagrecer chegam ao ponto de prejudicar a saúde, especialmente no caso da bulimia, caracterizada pelo vômito forçado depois das refeições.
Distúrbios alimentares
- Transtorno similar à anorexia em grávidas é perigoso para mãe e bebê
- O que é a terapia que salva mulheres da anorexia e bulimia?
- 6 sinais comuns que indicam um possível transtorno alimentar
Original Author: Valentina Mongrell Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/valentina-mongrell
Original ID value: 143978
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/imj/salud/2010/11/04/cuales-son-las-enfermedades-nutricionales