O chá e uma das substâncias que todos bebemos; muitos o bebem por costume, porque gostam do sabor, porque não havia mais café ou porque sabem realmente o que estão bebendo e o que acontecerá graças a isso.
Pessoalmente, eu o bebo quando estou cansada do café e do chimarrão, e dificilmente beba um chá se estou me sentindo mal. Na verdade, acredito ( falsamente) que o chá de marcela cura tudo, até mal-olhado. Mas como disse, estou errada; o chá de marcela é bom e mais à frente falaremos dele, prometo.
Fiz um propósito para este blog, falar das propriedades do chá e informar a todos (e principalmente a mim mesma) dos grandes benefícios que podemos obter com eles.
Falemos agora do chá vermelho…
O chá vermelho, também chamado Pu-erh, bebeu-se por muito tempo na antiga China como uma bebida refrescante, mas na dinastia Tang perceberam as suas propriedades medicinais e começaram a usá-lo com esses fins.
O chá vermelho não é um produto natural, senão que nasceu da elaboração de um processo de conservação do chá verde. Neste método o chá fermentava, o que dava maiores propriedades a ele.
Este chá é muito bom pois atua sob as energias que regulam as funções do corpo, ao mesmo tempo é um chá muito baixo em ácidos tânicos , o que significa que as pessoas com estômago delicado podem bebê-lo sem temores. Também é conhecido pelo seu uso para emagrecer com facilidade, além disso é bom para diminuir o colesterol e o nível de gordura no sangue.
Pode-se somá-lhe que desintoxica e depura, reforça o sistema imune, estimula a secreção das glândulas digestivas, facilita a digestão das comidas gordurosas e atua no metabolismo do figado, entre outros benefícios.
De agora em mais, já não beberemos o chá vermelho simplesmente pelo seu sabor ou para trocá-lo pelo chimarrão, senão que todos saberemos que ele é praticamente a melhor coisa para o nosso organismo, a lista é bem comprida e tenho certeza de que na volta à minha casa vou pasar pela loja de chás 😀
Até!