Pulseira inteligente foi capaz de indicar Covid-19 dois dias antes de sintomas surgirem: estudo

por | jun 27, 2022 | Saúde

Uma equipe de cientistas europeus e canadenses descobriram que uma pulseira inteligente desenvolvida para acompanhar o período fértil de mulheres foi capaz de indicar as alterações fisiológicas da Covid-19 antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas.

Chamada AVA, a pulseira é um dispositivo eletrônico vestível, semelhante a um relógio, que detecta os períodos de fertilidade de mulheres e se mostrou útil na identificação de Covid em um estudo que envolveu 1.163 pessoas abaixo dos 51 anos, observadas entre abril de 2020 e março de 2021.

De acordo com a pesquisa, publicada em 21 de junho na revista científica BMJ Open, os três sensores do bracelete registravam a cada 10 segundos os dados dos usuários referentes a frequência e alterações respiratórias, cardíacas e de temperatura, assim como a qualidade do sono.

https://www.instagram.com/p/CfMUcq_KQp1/

Ao longo de quase um ano de estudo, mais de 1,5 milhão de horas de dados fisiológicos foram coletados e, no período, 127 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19.

A pulseira ajudou os pesquisadores a descobrir mudanças significativas no organismo dos infectados antes mesmo de surgirem os sintomas (período de incubação), durante a doença e na recuperação.

Com as alterações registradas pelo bracelete foi possível indicar 68% dos casos positivos dois dias antes do surgimento dos primeiros sinais da doença. O diagnóstico precoce, segundo os cientistas, pode ser muito útil para a evitar a transmissão de Covid.

Covid-19