A puberdade é o período de transição da criança para a vida adulta, e se manifesta em diversas mudanças físicas e comportamentais que variam de acordo com o sexo. Em meninas, costuma ocorrer entre oito e 13 anos; em meninos, dos nove aos 14 anos.
Quando os primeiros sinais de amadurecimento começam a aparecer antes dos oito anos em meninas ou nove anos em meninos, a puberdade é considerada precoce.
Puberdade precoce: como identificar
Segundo a médica Vanessa Radonsky, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), as primeiras mudanças são físicas: aparecimento da mama ou aumento dos testículos. Há outros sintomas comuns entre meninos e meninas:
- Irritabilidade e mau humor
- Aumento de suor e odor axilar
- Aparecimento de pelos pubianos
- Aceleração do crescimento: aumento de peso e altura
- Aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne
Causas da puberdade precoce
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança tomou algum medicamento ou porque suas glândulas começaram a produzi-los antes, por algum motivo. A má alimentação pode estar entre os fatores de risco.
Consequências
Vanessa esclarece que, quanto mais cedo a puberdade começar, mais rápido ocorrerá o fechamento da cartilagem de crescimento e menor será a estatura final. Portanto, a puberdade precoce pode afetar o crescimento no futuro.
Além disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que a puberdade precoce aumenta o risco de obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer por causa da exposição precoce ao hormônio estrogênio.