Propriedades terapêuticas da tília

por | jun 30, 2016 | Saúde

As propriedades terapêuticas da tília são conhecidas desde a Idade Média, quando era associada pelos europeus à prosperidade e a fertilidade. Curandeiros e herbalistas, desde então, usam tanto a flor quanto a casca do pé de tília para chás e tinturas. Veja abaixo o efeito desta erva no corpo humano. Poderá optar por um chá, ou, por 3 gotas da tintura num copo de água, todos os dias (até que necessário).

Sistema Digestivo

A parte interna da casca da árvore tília possui uma substância que trata inflamações e alivia o desconforto gastrointestinal. Pode-se também beber o chá da casca para problemas intestinais, ou distúrbios na vesícula biliar. Já a flor, é indicada para tratar a indigestão, e para relaxar a musculatura do aparato digestivo.

Nervos

A tília conquistou fama como um dos remédios naturais mais populares para tratar a ansiedade, seja em adultos, seja em crianças. É comum herbalistas recomendarem chá de tília para bebes muito inquietos, ou agitados. Para os adultos, é indicado para aliviar sintomas do estresse, como a indisposição gástrica, ou dores de cabeça. Se tem dificuldade para dormir por disturbios no Sistema Nervoso, o chá de tília vai levar não só ao relaxamento antes de ir para a cama, como também vai evitar a insônia.

Sistema Respiratório

As propriedades antiespasmódicas fazem desta planta um grande remédio natural para resfriados e tosse. Mucilaginosa e adstringente, acalma a tosse irritante e fortalece o Sistema Imune, ajudando o corpo a eliminar estas condições.

Sistema Cardiovascular

Ainda que o uso prolongado não seja recomendado àqueles que sofrem problemas cardiovasculares, a tília também pode tratar condições desta ordem. Mas o melhor é consultar um médico, ou herbalista antes de começar a utilizá-la. Entretanto, é tida como um remédio natural que evita o endurecimento das artérias, alivia as palpitações e ajuda na redução da pressão arterial.

É importante dizer que esta erva não deve ser usada por grávidas, durante a amamentação, por aqueles que estão a beber medicamentos para tratar problemas crônicos, ou que têm propensão a reações alérgicas