Problema sério que fez cantor ser operado às pressas é muito confundido com azia

https://www.instagram.com/p/BczvGLQg9kg/

O cantor Dodô, do grupo Pixote, foi obrigado a se afastar dos palcos por conta de um problema de saúde. Conforme divulgou a assessoria do cantor, Dodô teve uma úlcera no estômago, problema gástrico muitas vezes negligenciado porque é facilmente confundido com azia.

Devido ao quadro, o músico precisou ser operado às pressas, mas já passa bem.

Dodô do pixote é internado com úlcera

https://www.instagram.com/p/BfioLFKAYY2/

O grupo usou as redes sociais para informar aos fãs sobre a interrupção abrupta dos shows e do estado de saúde de Dodô. No vídeo, postado no Instagram, o cantor confortou os seguidores.

“Aqui é o Dodô dando susto em vocês. Quero tranquilizar vocês. Está tudo bem. Fiz uma cirurgia às pressas por causa da úlcera. Estou bem. Daqui a dois ou três dias estou indo para casa, mas ainda não para os palcos”, disse.

O pagodeiro foi internado às pressas e passou por uma cirurgia no Hospital São Luiz, em São Paulo. No momento, o cantor está bem e descansa em casa. A agenda de shows do grupo está prevista para retornar ao normal a partir da próxima sexta-feira, dia 13 de abril.

https://www.instagram.com/p/BhNSoyXAsdp/

Úlcera pode ser confundida com azia

Úlcera é um termo genérico que se refere a quaisquer feridas que apareçam no corpo, seja na pele, no cólon (a maior porção do intestino grosso) ou em outra região.

No caso de Dodô, o que ocorreu foi uma úlcera no estômago, ou seja, se formaram feridas profundas na superfície do órgão, que ardem e doem devido ao contato com o ácido gástrico, liberado para a digestão dos alimentos.

Shutterstock

Os sintomas são facilmente confundidos com os da azia, reação que ocorre quando o estômago está ácido demais e dificilmente tem causa maligna. A azia pode indicar refluxo, má alimentação, gravidez e ser até consequência de vícios. Normalmente, é aliviada quando os hábitos são mudados.

Já a úlcera também pode causar queimação no estômago e enjoo, como a azia, mas requer um tratamento mais cuidadoso – em alguns casos, cirúrgico. Isso porque a úlcera não tratada pode levar à perfuração do órgão atingido e causar hemorragia interna. O problema ainda eleva o risco de se desenvolver câncer de estômago.

Causas da úlcera

Esta disfunção é causada normalmente por uma bactéria chamada H. pilory, mas também está associada ao histórico familiar do paciente, uso frequente de medicamentos como anti-inflamatórios e aspirinas, situações de estresse e fumo excessivo.

Sinais de alerta

De acordo com o gastroenterologista André Siqueira, sintomas como dor ou queimação que aparecem principalmente com o estômago vazio, incômodos que despertem o paciente à noite e desaparecem com a ingestão de alimentos ou antiácidos (mas retornam depois), vômitos ou fezes com sinais de sangramento e perda de peso são alguns dos indícios da existência de problema estomacal que deve ser investigado.

Quando é necessário operar?

iStock

Caso o paciente não procure um médico para atestar qual a real causa da azia, a doença pode evoluir e complicar o diagnóstico. No caso das úlceras, se não forem tratadas, podem piorar a ponto de perfurar a parede do estômago e causar um sangramento dentro do estômago.

Nesse caso, vômitos ou vômitos com sangue são um sinal de alerta. Se apresentar esses sinais, procure um médico imediatamente.

Doenças do estômago: leia mais