Glândula responsável pela produção de hormônios que controlam nosso metabolismo, a tireoide, localizada na parte da frente do pescoço, pode provocar grande impacto negativo para a saúde quando está desregulada, e deixa seus primeiros sinais bem visíveis na pele. Conheça os sintomas de problema na tireoide que surgem na pele:
Sintomas de problema na tireoide na pele
Inchaço nas pálpebras
Bolsas sob os olhos podem indicar hipotireoidismo porque a doença tem como um de seus sintomas a retenção hídrica. Como esse distúrbio é caracterizado pela baixa produção de hormônios tireoidianos, ela impede o funcionamento normal do metabolismo e gera retenção. A retenção, por sua vez, é especialmente perceptível no rosto.
Manchas escuras
Alterações na tireoide também podem causar mudanças na coloração da pele em regiões como pescoço, axilas, cotovelos ou antebraços. Por isso, essas manchas devem ser avaliadas por um médico.
Acne e pele oleosa
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) causa acne adulta – e esse distúrbio acontece devido a um descontrole da tireoide. Sendo assim, o surgimento de espinhas pode ser um dos sintomas de distúrbios da tireoide na pele.
Unhas quebradiças
Fragilidade ou escamação das unhas são características de quadros de hipotireoidismo.
Outros sintomas de problema na tireoide
Os demais sintomas de problema na tireoide dependem do distúrbio em questão, pois os sinais do hipotireoidismo, por exemplo, são praticamente opostos aos do hipertireoidismo. Ainda assim, ambos causam mudanças no corpo e até alterações comportamentais.
Os principais sintomas de hipotireoidismo são:
- Fadiga e sono excessivos;
- Retenção de líquido;
- Aborrecimento;
- Queda de cabelos;
- Sensibilidade maior a baixas temperaturas.
Já os principais sintomas do hipertireoidismo são:
- Frequência cardíaca alta;
- Palpitações;
- Suor excessivo;
- Tremores;
- Insônia;
- Ansiedade e hiperatividade;
- Perda de peso;
- Aumento do apetite.
Ao observar um conjunto de sintomas que corresponda a um desses quadros, é indicado buscar um médico endocrinologista para fazer os exames necessários, ter o diagnóstico e tratar a doença.