Sentir calafrios no corpo é muito comum, seja como um tipo de “arrepio” sem causa muito clara ou como sintoma de algum desequilíbrio do corpo que merece atenção. Mas diferenciar essas duas situações nem sempre é fácil. Entenda, a seguir, como fazer a distinção.
Por que sentimos calafrio?

A sensação de frio seguida de tremor ocorre quando os músculos fazem movimentos de contração e dilatação para gerar calor no organismo.
Sentir calafrio é normal em apenas um caso
De acordo com o infectologista e clínico Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a sensação pode ocorrer quando sentimos frio, como em ambientes com baixas temperaturas. Nestes casos, o problema não é preocupante e é sanado com a mudança para um ambiente mais aquecido ou o uso de roupas quentes.

Calafrio como sintoma de doença
Em outros casos, a sensação pode ocorrer em resposta a algum problema de saúde. “O calafrio é um indício de que há febre, sendo comum em doenças como insolação, malária, gripe e outras infecções”, explica o especialista.
Como tratar
Como a febre sempre é um sinal de alarme de que há algo errado com o corpo, é preciso estar atento a outros sintomas que podem surgir concomitantemente, como suor, dor e confusão mental, e procurar um serviço médico o mais rápido possível para que seja feito o tratamento adequado.
Sintomas que parecem normais
- Fome exagerada é normal? Pode ser sintoma de desidratação
- Queimação no estômago pode ser infarto: diferencie de azia ou gastrite
- O que pode ser sentir muito sono: 7 doenças, 3 descuidos e até gravidez