Por que reutilizar garrafinha de água pode estar fazendo mal à sua saúde: entenda

por | jun 30, 2016 | Saúde

Se você já aprendeu que ingerir pelo menos dois litros de água por dia é essencial para a saúde e para a dieta, provavelmente carrega sempre com você uma garrafinha no trabalho, academia e até mesmo no carro. É preciso ter cuidado, no entanto, para que a hidratação não venha acompanhada de contaminações.

Leia também:
Barba pode ter bactérias que se escondem nas fezes, diz experimento
3 hábitos seus que estão enchendo sua escova de dentes de bactérias
6 dicas para limpar a casa como um expert em bactérias faria

Reutilizar a garrafa plástica de água é um hábito comum, prático e até mesmo considerado sustentável, já que, a partir do momento que você não descarta imediatamente o recipiente, evita a produção de lixo. Porém, o costume não é recomendável no ponto de vista médico.

Quando você passa um longo período com a garrafa, ela pode sofrer uma deterioração natural do plástico, gerando rachaduras e fendas praticamente invisíveis, mas que podem abrigar fungos, bactérias e outros microrganismos.

Se a garrafa plástica fica exposta ao sol e ao calor, como dentro do automóvel, por exemplo, pode ser ainda pior, já que as bactérias crescem na presença de umidade e temperaturas mais altas. A reutilização do recipiente pode fazer mal à saúde e fazer com que você experimente sintomas típicos de intoxicação alimentar, como enjoos, vômitos e até mesmo diarreias.

Como deixar de beber água não é uma opção e manter um cotidiano ecologicamente amigável é essencial para o planeta, uma boa opção é apostar em garrafas de água feitas de vidro ou de aço inoxidável. Esses materiais podem ser lavados constantemente sem sofrer danos ao longo do tempo e ainda não acumulam microrganismos quando higienizados corretamente. Sua saúde e o meio ambiente agradecem.