Por que é tão difícil fazer cocô em viagens?

por | jun 30, 2016 | Saúde

Entre as várias outras coisas que são influenciadas por nossos hábitos alimentares, a quantidade de bactérias no intestino é que vai ajudar a controlar o quão ativo é nosso sistema digestivo. Entre os viajantes, cerca de 40% experimentam constipação enquanto estão longe de casa, devido em parte à reação das bactérias do intestino à mudança de cenário.

Leia também:
Intestino preso: 7 dicas para melhorar
Cardápio para regular intestino: dieta de um dia resolve
8 frutas que mais soltam o intestino

Toda vez que você sair do seu habitat natural, sua microflora intestinal sai de equilíbrio. Às vezes, isso começa antes mesmo de você chegar ao seu novo destino. Em algumas pessoas, o próprio ato de viajar do ponto A para o ponto B pode causar prisão de ventre. Como o movimento estimula o intestino, ficar sentada em deslocamento durante longos períodos pode causar constipação.

As mudanças de fuso-horário ou rotina também podem representar problema. Muitas pessoas têm hábitos de ir ao banheiro em intervalos bem regulares durante todo o dia. Mas quando há jetlag ou um novo fuso horário, e o cronograma adianta ou atrasa por algumas horas, pode atrapalhar a rotina, causando constipação.

Mesmo o estresse da viagem pode tornar mais difícil para as pessoas fazerem cocô quando elas estão longe. Pesquisadores têm apelidado de “segundo cérebro” os milhões de neurônios que revestem o intestino e desempenham um papel importante não só na digestão, mas também na interação intestinal de uma pessoa com seu estado mental. Ou seja, pesquisadores sabem que sensações como ansiedade podem afetar a maneira como funciona o seu “segundo cérebro”, que pode ter um efeito sobre a forma como os o intestino funciona.

Além disso, todo mundo come de forma diferente nas férias, do que está acostumado a comer em casa. A maior ingestão de alimentos gordurosos, de fato, pode ser outra razão pela qual as pessoas experimentam constipação durante a viagem.