Os pés estão entre as partes do corpo mais esquecidas, mas não deveriam, já que eles dão importantes indicativos do estado de saúde do organismo todo.
Por exemplo, você sabia que as extremidades são as primeiras a sentir as consequências da má circulação por diversos fatores? Entre eles, está o tamanho reduzido dos vasos sanguíneos dessa região, o que aumenta a probabilidade de obstrução, e a distância em relação ao coração, dificultando a chegada e o retorno do sangue.
Há quatro sintomas que aparecem neles e podem indicar a presença de doenças circulatórias desencadeantes de doenças mais sérias. Veja quais são a seguir.
Inchaço pode indicar má circulação e insuficiência cardíaca
Segundo o cirurgião vascular Daniel Benniti, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o inchaço nos pés e pernas pode ter origem na sobrecarga por longos períodos em pé, o que faz com que as veias da região se dilatem, mas o problema também pode ser um indício de problemas de circulação.
Entre algumas das causas de pés inchados, estão:
Insuficiência cardíaca
Essa condição é caracterizada pela dificuldade do coração bombear sangue para todo o corpo. O problema pode ser acarretado por diversos fatores, que vão desde doenças arteriais coronarianas até desregulações comuns, como hipertensão e diabetes.
Doença venosa
Essa condição ocorre quando as veias não conseguem retornar sangue para o coração com eficiência devido a varizes, trombose ou problemas no sistema linfático. Nestes casos, pode haver outros sintomas como dores na posição vertical e pele escurecida.
Inchaço por insuficiência muscular
Segundo Daniel Benitti, o inchaço nos pés ainda ocorre quando a musculatura das pernas é tão fraca que não consegue bombear sangue para o coração.
Deficit proteico
A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, conta que a falta de proteínas, a desnutrição e algumas doenças crônicas, como o câncer, também pode colaborar com o inchaço nos pés.
“Para que o sangue permaneça dentro do espaço vascular deve existir um equilíbrio entre a pressão arterial, a pressão venosa e os componentes sólidos do sangue. Sempre que houver um desequilíbrio em um desses componentes, como a falta de algum nutriente, existirá uma maior tendência para que a fase líquida do sangue extravase, o que se manifesta pela retenção de líquido e pelo consequente inchaço”, explica.
Teste simples para identificar inchaço nos pés
Muitas vezes, o pé inchado não é aparente e é preciso fazer um teste simples para identificá-lo. Chamada de Sinal de Godet, a técnica consiste em pressionar um dedo sobre a parte anterior da perna ou prensar a unha do dedão, mantando a posição por alguns segundos. Isso fará com que a região fique esbranquiçada.
Depois, é só soltar e contar o tempo que leva para a coloração avermelhada e natural da pele reaparecer. Em geral, ela deve voltar em menos de dois segundos. Caso o tempo de espera seja maior, o indivíduo submetido ao teste deve buscar ajuda de um cirurgião vascular pois provavelmente apresenta algum distúrbio circulatório.
Palidez nos pés: aterosclerose e risco de infarto e AVC
De acordo com o Dr. Daniel, pacientes com doenças arteriais obstrutivas têm pés pálidos em função da dificuldade de perfusão sanguínea no local, principalmente em casos de aterosclerose, que é o acumulo de gordura nas artérias, e vasculites, que é inflamação dos vasos sanguíneos. A aterosclerose, doença que causa a obstrução das artérias, é um dos principais fatores que levam ao infarto e AVC.
Os membros inferiores também ficam brancos quando acontecem as chamadas “reações de fuga ou estresse”. Isso ocorre pois o corpo tende a diminuir a quantidade de sangue nas extremidades e na pele para priorizar regiões vitais, como o cérebro. Esses casos são comuns e não apresentam complicações. Entretanto, apenas um especialista saberá diferenciar a palidez normal da causada por doenças.
Dor: doença obstrutiva arterial
A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita ressalta que um dos principais sinais de doença obstrutiva arterial é a dor, principalmente aquela que ocorre na batata da perna após caminhadas. “Ela piora gradativamente até fazer com que a pessoa pare de andar, percebendo uma melhora após alguns segundos”, explica.
Já o cirurgião vascular Daniel Benitti defende que a principal causa de dor ao iniciar algum esforço é a falta de condicionamento físico. Apesar disso, toda e qualquer dor na região dos pés e pernas deve ser investigada com atenção.
Ferida: sinal de diabetes
Outros sintomas de má circulação nos pés são lesões, visto que algumas doenças se manifestam por meio de úlceras e feridas na região inferior.
Aline Lamaita também complementa que problemas vasculares dificultam a cicatrização de lesões prévias, como arranhões e picadas de mosquito. Os indivíduos que mais correm riscos nestes casos são os que têm diabetes descontrolada, visto que altos níveis de glicose no sangue atrapalham o sistema circulatório e a recuperação do ferimento.