A sensação de pernas pesadas e cansadas é uma queixa frequente entre as mulheres. Ela costuma aparecer após esforço excessivo ou ao passar longas horas em pé, principalmente de salto alto. Apesar disso, o problema também pode ter causas específicas, que requerem maior atenção e tratamento adequado.
Leia também:
Por que fazer exercício só de fim de semana é perigoso?
Duas coisas que você faz “todo santo dia” são as maiores causas de dor
Como acabar com a cólica SEM remédio: 5 fórmulas que você nunca vai esquecer
Causas
Problemas circulatórios
Problemas de circulação são mais comuns em mulheres após os 40 anos, quando as pernas não recebem irrigação adequada de sangue. Além do quadro doloroso, vêm associadas as varizes, veias que se tornam aparentes e até saltadas. A disfunção costuma ser hereditária e, em alguns casos, requer intervenção cirúrgica.
Dor muscular
Ela aparece sempre que fazemos algum esforço maior do que o corpo pode suportar, seja pela prática de exercícios intensos, por longos períodos em pé ou pelo uso de sapatos de salto alto. Inicialmente, o tratamento consiste em repousar a musculatura afetada até que a dor cesse. Esse tipo de problema também atinge outras partes do corpo e se não for tratado corretamente, pode gerar processos inflamatórios.

Inflamação nas articulações
Quem sofre de inflamação nas articulações, como o joelho, faz um esforço intenso ao se movimentar para poupar as juntas comprometidas. O resultado é uma fadiga muscular que provoca dores constantes nas pernas. Embora mais comum em adultos e idosos, o problema pode aparecer em qualquer idade.
Tratamento
Para identificar as causas da dor é fundamental procurar a orientação de um médico, pois apenas uma avaliação clínica traz o diagnóstico correto. Repouso, fisioterapia e o uso de anti-inflamatórios são indicados na maioria dos casos. Porém, uma alternativa eficiente ao tradicional tratamento medicamentoso pode ser encontrada na tecnologia TENS ( Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation ou Neuroestimulação Elétrica Transcutânea).

A Neuroestimulação Elétrica Transcutânea consiste em pequenos impulsos elétricos que chegam à pele e bloqueiam o estímulo da dor até o cérebro, promovendo alívio imediato. Há alguns anos, apenas clínicas e consultórios contavam com esta tecnologia, mas com a chegada do Tanyx, um aparelho portátil e autoaplicável, o tratamento pode ser feito em casa.
A tecnologia TENS tem se mostrado eficiente para melhorar diversos problemas, como a dor crônica, aquela que sentimos constantemente por vários meses, a exemplo da tendinite e bursite, inflamações que atacam as articulações.
“O Tanyx é um método de controle de dor não invasivo, que deve ser sempre indicado como coadjuvante no tratamento individualizado de cada paciente. A tecnologia TENS por si só não trata a patologia de base, porém é um adjuvante seguro para o controle de diferentes tipos de dor crônica ou aguda”, explica Gabriela Rocha Lauretti, chefe da clínica de dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP