Perigos da poluição do ar: além de prejudicar pulmões, pode penetrar o cérebro

Além do incômodo de vias respiratórias e prejuízo aos pulmões, alergias e danos à pele, a poluição do ar também atrapalha o metabolismo, promovendo ganho de peso, aumenta os níveis de colesterol, e, segundo recente estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, pode penetrar o cérebro e causar doenças degenerativas.

Poluição pode provocar Alzheimer

Pesquisadores descobriram, por meio de análises em laboratório, que uma partícula tóxica encontrada em áreas urbanas muito poluídas pode se infiltrar no cérebro, potencialmente contribuindo para doenças degenerativas, como Alzheimer, por exemplo.

ShutterStock

A partícula poluente denominada magnetite, de acordo com o trabalho científico, entra no cérebro por meio do nervo olfativo e faz parte de uma mistura de diferentes pequenas partículas que compõem a poluição presente especialmente em cidades grandes.

Estima-se que, hoje em dia, aproximadamente 6.500 pessoas morrem prematuramente por ano nos EUA por complicações de saúde causadas pela poluição do ar. No Reino Unido, o número de mortes chega a somar 40 mil.

Efeitos da poluição na saúde