Pensar sobre a morte impulsiona vida saudável

Cientistas da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, concluíram que pensar sobre a morte impulsiona uma vida saudável. Ter consciência sobre a própria mortalidade, e o quanto os hábitos físicos e alimentares impactam essa realidade, motiva-nos a priorizar a saúde, ainda que isso signifique ter que adotar novos valores, revela o estudo.

Mesmo que este pareça um comentário sinistro, andar por um cemitério pode resultar em mudanças positivas, e até nos leva a praticar um pouco mais de altruísmo.

Estas conclusões derrubam os resultados de pesquisas anteriores, onde a afirmação era de que o simples pensar sobre a morte acarreta processos destrutivos, desde a ganância, passando pelo preconceito e chegando à violência.

O cientista Kenneth Vail, principal autor da pesquisa, juntamente com seus colaboradores, fez uma extensa revisão de todos estudos relacionados com o tema, publicados nos últimos anos. A constatação, tanto no trabalho feito em laboratório, quanto naquele realizado em campo, é que há um aspecto positivo nos lembretes naturais de que nossa passagem por esta terra pode acabar-se a qualquer momento.

Vail aponta como exemplo a pesquisa feita por Matthew Gailliot – Personality and Social Psychology Bulletin -, no ano de 2008. Depois dos testes realizados, ficou comprovado que apenas estar fisicamente perto de um cemitério influencia o modo como as pessoas estão dispostas a ajudar um estranho.

Durante o estudo os pesquisadores posicionaram atores nos arredores de cemitérios, vivenciando situações onde necessitavam de auxílio. A duas quadras do lugar, foram colocados o mesmo número de atores, vivendo as mesmas situações. À porta do cemitério a disposição em ajudar um estranho aumentou em 40%.

Com os experimentos em laboratório, a conclusão foi de que a consciência da morte pode despertar e impulsionar sentimentos de pacifismo, tolerância, igualdade, compaixão e empatia.

Situações iminentes de estar à beira da morte, leva o ser humano a abandonar o cigarro, a fazer, ou aumentar, a atividade física, e até a usar mais protetor solar. Impulsiona, até, a disposição para fazer exames médicos.