O humorista carioca Paulo Silvino morreu na manhã dessa quinta-feira (17) aos 78 anos em decorrência de um câncer de estômago. A informação foi confirmada pela comunicação da Rede Globo.
Intérprete de diversos personagens no Zorra Total e famoso pelo bordão “Cara, crachá”, o ator lutava contra a doença desde julho de 2016 e chegou a se submeter a uma cirurgia para retirada de tumor e a sessões de quimioterapia.
Em entrevista ao UOL no ano passado, o comediante afirmou ter descoberto o câncer de estômago após sentir enjoo e refluxos.
Câncer de Paulo Silvino

O câncer de estômago é um dos tipos de câncer mais frequentes, visto que faz mais de 20 mil casos por ano somente no Brasil. Ele ainda apresenta alto índice de morte, sendo a segunda doença cancerígena mais letal no mundo.
A condição surge pela proliferação anormal das células da mucosa estomacal.
As causas são diversas e incluem predisposição genética, presença da bactéria H. pylori, obesidade, tabagismo, alcoolismo e consumo de alimentos que elevam risco de câncer de estômago, como os gordurosos, industrializados e defumados.
Apesar de grave, o diagnóstico precoce é essencial para um bom prognóstico. “Pacientes que descobriram a doença na fase inicial têm 70% de chance de sobreviver em até cinco anos”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Amir Charruf, do Hospital Moriah. Já a sobrevida em casos avançados cai para menos de 5%.
Sintomas de câncer de estômago

Como o tumor altera a capacidade de processar alimentos no estômago, surgem sintomas que afetam principalmente a digestão. Eles podem ser divididos em três fases:
Fase inicial
São manifestações comuns e pouco específicas – assim como as sentidas no câncer de Paulo Silvino – e podem ser ignoradas por parecerem com condições menos perigosas, como gastrite. Elas são:
- Estômago estufado;
- Queimação e azia;
- Dor no abdômen;
- Perda de apetite;
- Enjoo;
- Vômitos;
- Refluxo.
Fase de desenvolvimento
Quando o câncer evolui ocorrem os seguintes sinais:
- Perda de peso sem explicação;
- Dificuldade em engolir;
- Dor abdominal intensa;
- Anemia;
- Vômitos ou fezes com sangue;
- Fezes escurecidas, pastosas ou com cheiro forte.
Fase avançada
São sintomas de câncer de estômago na fase avançada:
- Perda de peso expressiva;
- Pele com tonalidade amarelada;
- Aumento do volume abdominal;
- Nódulos nas axilas, acima da clavícula e ao redor do umbigo;
- Massa palpável na parte superior do abdômen.
*Matéria publicada em 17/08/17.
Refluxo e enjoo: o que pode ser?
- O que causa enjoo? Ansiedade, labirintite e mais 10 condições
- Queimação no estômago pode ser infarto: saiba diferenciar
- O que causa soluço? Refluxo, AVC, remédios + 4 causas