O hábito de morder as cutículas e tirar os pedacinhos de pele ao redor da unha não deixa a região apenas esteticamente comprometida, mas também deixa a delicada área exposta a bactérias presentes na boca, que podem causar infecções.
Em entrevista ao site Prevention, o dermatologista Adam Friedman afirma que uma das formas mais comuns de infecção é a chamada paroníquia, que pode provocar inchaço, vermelhidão, dores e caroços cheios de pus.
O que é paroníquia
Popularmente conhecida como unheiro, a paroníquia é caracterizada por uma inflamação da pele ao redor da unha, que pode ser provocada por agentes como bactérias, fungos, leveduras e vírus, sendo a Candida albicans e o Staphylococcus os mais comuns.
Em casos mais graves, a paroníquia pode se estender por meses até mesmo anos quando não devidamente tratada e chega a provocar alterações na própria formação da unha, que geralmente se torna quebradiça ao crescer ondulada e defeituosa.
Como tratar e evitar paroníquia
O tratamento contra paroníquia geralmente envolve uso de antibióticos de uso local e/ou oral, dependendo do caso e da gravidade. Pode ser necessário ainda abrir mão de esmaltes ou acetona, além de administração de pomadas e medicamentos antibacteriano ou antifúngico, sempre com orientação de um dermatologista.
Para evitar a infecção, o recomendável é não remover as cutículas, que funcionam como uma espécie de barreira protetora contra bactérias e manter as mãos e unhas sempre limpas, secas e hidratadas.
Cuidados com a saúde das unhas
- Erro comum ao fazer alongamento de unhas pode ser prejudicial
- Vitamina para unhas: suplementos, bases e receitas caseiras que fortalecem
- Conheça 4 receitas caseiras fáceis para as unhas crescerem mais rápido