ozempic

Ozempic pode ajudar a reduzir o consumo e o desejo por bebida alcoólica, aponta estudo

Estudo ainda é insuficiente para afirmar que o Ozempic combate o alcoolismo – mas os resultados mostram que quem está em tratamento com ele bebe, em média 41% menos

Além de auxiliar no tratamento de diabetes tipo dois e ser amplamente usado para perda de peso em casos de obesidade, o Ozempic pode ter ainda mais efeitos positivos para a saúde. A descoberta é de um estudo recente que, ao avaliar o comportamento de dezenas de usuários do medicamento, documentou uma redução significativa do consumo de álcool.

Ozempic pode ajudar a reduzir o consumo de álcool

ozempic manipulado
(Crédito: stefamerpik/Freepik)

Um estudo recente publicado no periódico JAMA Psychiatry investigou os efeitos do Ozempic, medicamento baseado na substância semaglutida, no consumo de álcool – e a descoberta surpreendeu. Ao avaliar um grupo de participantes que estavam em tratamento com semaglutida, a equipe documentou uma redução na ingestão de bebidas alcoólicas durante o processo.

Os resultados indicaram que aqueles tratados com semaglutida reduziram em 41% o consumo diário de bebidas alcoólicas e relataram uma diminuição de 40% no desejo semanal por álcool. Além disso, alguns participantes do estudo que fumavam também reduziram o consumo de cigarros.

Ozempic e álcooL: por que ele tem esse efeito?

(Crédito: Mario Tama/Getty Images)

Quando o assunto é a perda de peso, o Ozempic funciona devido à forma como atua na percepção da saciedade. Os alimentos levam mais tempo para ser digeridos e, portanto, o indivíduo consome porções menores e uma quantidade menor de comida ao longo do dia. Já quanto a redução do consumo de álcool, pesquisadores acreditam que o medicamento atua nos circuitos de recompensa do cérebro, reduzindo a compulsão e o prazer associados à substância.

Outra hipótese é a de que os conhecidos efeitos colaterais do Ozempic, como náuseas e alterações gastrointestinais, sejam a causa desse fenômeno. Isso porque, nesse cenário, é provável que pessoas sintam menos vontade de consumir uma substância que exacerba esses efeitos.

ozempic falso
(Crédito: JOEL SAGET/AFP via Getty Images)

Ainda que esses resultados sejam promissores, porém, especialistas alertam que mais estudos são necessários para entender completamente essa relação. Esse estudo abre precedentes para mais pesquisas sobre um possível uso terapêutico desse “efeito colateral” do medicamento em casos de transtornos relacionados ao consumo de álcool.

Apesar de todos os benefícios comprovados e ainda estudados, o Ozempic e seus semelhantes, como o Wegovy e o Mounjaro, não devem ser usados por conta própria. O tratamento com essas substâncias deve ser devidamente acompanhado por um médico endocrinologista.

Mais sobre a semaglutida