Overdose de vitaminas

Quantas vezes já ouviu falar de uma overdose de vitaminas? Raramente, ou provavelmente, nunca. O fato é que a maioria das pessoas sequer sabe que está sofrendo com efeitos secundários do excesso de determinada vitamina no próprio organismo.

Esse desconhecimento pode ser decorrente do mito de que minerais e vitaminas nunca são demais. Não é bem assim. Veja abaixo como o corpo reage ao excesso das, normalmente, mais consumidas.

Efeitos do consumo abusivo de vitaminas

Vitamina A

Por ser solúvel em gordura, é considerada uma das perigosas em termos de overdose. A vitamina A vai se armazenando nas células de gordura, onde permanece por bastante tempo. Considerando que é indicada para a visão, é esta a primeira parte afetada. A visão fica turva, e se este sintoma ainda for seguido de erupções cutâneas, é sinal que está comendo cenouras a mais. Outro sintoma, exclusivo nas mulheres, são períodos irregulares. Todavia, vitaminas solúveis são facilmente expelidas através da urina. A alternativa é limpar o sistema bebendo mais água, e fazendo exercícios físicos para eliminar a gordura do corpo.

Vitamina B

Este grupo composto por 14 vitaminas, onde apenas 8 são reconhecidas como “verdadeiras” B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12), funciona de uma maneira engraçada. A razão pela qual o médico receita o Complexo B, e não apenas a B5, num exemplo, é porque em separado, ou consumidas de maneira individual, provocam um desequilíbrio no organismo. Os primeiros afetados são os músculos. O reflexo fica comprometido, principalmente se houver excesso de B6. Leite, carne de porco, frango e vaca, pão integral, alho, atum e abacate são bons exemplos de fontes de Vitamina B6.

Vitamina C

Grandes quantidades de Vitamina C podem levar ao escorbuto, doença que atinge os ossos. Outros efeitos colaterais são a insônia e a dor de cabeça. Vitamina C costuma ser sinônimo de uma explosão de energia. Para aqueles que já têm, naturalmente, muita energia, o sono vai embora, acabando por gerar um cansaço no organismo, que responde com a dor de cabeça. Outros sintomas são dores de estômago e diarreia.

Vitamina D

Esta é especial. Além de estar presente nos alimentos, também pode ser produzido pela exposição ao sol. Logo, um dia de bronzeado pode provocar super dosagem de Vitamina D. O resultado é que o cálcio começa a ficar retido na corrente sanguínea. Todo o cálcio que não é absorvido pelos ossos tem paragem obrigatória nos rins, onde pode dar início à formação de cálculos. Se costuma sair como um pimentão das idas a piscina e sentir dor ao urinar…