Icterícia é uma fenômeno em que os olhos ou a pele apresentam coloração amarelada devido ao contato da substância bilirrubina com os tecidos. Encontrado na bile, o composto amarelado é responsável pela coloração da urina e seu acúmulo no corpo causa a alteração.
O clínico e infectologista da Unifesp, Paulo Olzon, esclarece que os olhos amarelos não são, por si só, uma doença. “Eles são sintoma de várias patologias, que geralmente, estão ligada à problemas que acometem o fígado”, explica.
Olho amarelo é sinal de quê?
A coloração amarelada nos olhos e na pele pode ser um sintoma de doenças que atacam o fígado ou que destroem as hemácias, que são os glóbulos vermelhos. Veja as principais:
Anemia hemolítica
Doença autoimune, a anemia hemolítica é uma das consequência da hemólise, que é o processo em que as células vermelhas são destruídas pelos próprios anticorpos do organismo. Devido a este rompimento, o corpo fica com anemia por não conseguir repor os glóbulos vermelhos. O processo pode causar diversos sintomas e, entre eles, está o acúmulo da bilirrubina, que é o pigmento amarelado que pode alterar a cor de olhos e tecidos.
Câncer
O câncer de fígado e o câncer de pâncreas não costumam apresentar muitos sintomas nas fases iniciais, o que complica seu diagnóstico. Todavia, tumores em estágios avançados podem ser notados por sinais como olhos amarelados, perda de peso e aumento do abdômen. Além dessas doenças, a icterícia pode aparecer em quem possui tumores biliares e, até mesmo, cálculos.
Cirrose
Muito associada ao alcoolismo e a alguns tipos de hepatite, a cirrose rompe as células do fígado, o que provoca a icterícia. Além disso, aumento do volume abdominal e fraqueza também ocorrem.
Febre Amarela
O termo febre amarela tem origem na coloração amarelada que o paciente apresenta nas fases mais grave da doença por conta da ação do vírus em questão sobre o fígado. A proteção contra a febre amarela é, primeiramente, a vacina e, em segundo plano, medidas para evitar a picada do mosquito que a transmite.
Hemólise
Denominada hemólise, a quebra das células vermelhas no sangue e a consequente liberação da hemoglobina podem provocar uma série de alterações no organismo. Entre elas está o acúmulo de bilirrubina, que causa a coloração amarelada nos olhos.
Hepatite
Essa inflamação do fígado também tem como um de seus sintomas os olhos amarelados. Causada por vírus, remédios, drogas ou algumas doenças, os sinais dependem das características de cada tipo de hepatite, mas costumam incluir fraqueza, perda de apetite, febre, além da própria icterícia.
Malária
Transmitida pelo mosquito anofelino, a malária é uma infecção perigosa que atinge o fígado e causa o rompimento das células hepáticas, se espalhando pelo corpo. Como consequência deste arrebentamento, surgem a pele e o olho amarelo.
Olhos amarelados em recém-nascido
A icterícia em bebês geralmente ocorre por incapacidade temporária do fígado recém-formado. Fisiológica, ela costuma não apresentar riscos.
Sua manifestação acontece em até 72 horas após o parto e geralmente desaparece em uma semana. Caso o problemOlhos amarelados: o que pode ser? São sinal de doenças graves? Especialista explicaa persista, é indicado investigá-lo.
Como tratar
O amarelado no olho deve ser encarado com muita atenção. “Como é um sintoma, é importantíssimo buscar ajuda médica para descobrir qual doença está acometendo o paciente” ressalta o Dr. Paulo Olzon. Assim, o tratamento não é único, mas varia de acordo com a doença que é identificada.