É praticamente um senso comum que olhos amarelos indicam problemas no fígado e, embora pareça lenda urbana ou soe sensacionalista, a associação é bastante assertiva. De acordo com o clínico e infectologista da Unifesp, Paulo Olzon, os olhos amarelos não são, por si só, uma doença, mas eles são sintoma de várias patologias – que geralmente estão ligadas à problemas que acometem o fígado.
Icterícia: por que os olhos ficam amarelados?

A icterícia é causada pelo acúmulo de bilirrubina – uma substância de cor amarela resultante do metabolismo da hemoglobina – que se deposita nas conjuntivas (parte branca dos olhos), na pele e nas mucosas, tornando-as amareladas. Pode ser acompanhada de urina amarronzada (colúria) e fezes esbranquiçadas (acolia).
Causas

Alguns distúrbios que podem provocar icterícia e deixar os olhos amarelados são: hepatites (virais ou secundárias à medicamentos), cirrose, hemocromatose, síndrome de Gilbert, câncer do fígado, anemia falciforme, cálculos e tumores biliares e câncer da cabeça do pâncreas.

A icterícia nos recém-nascidos ou icterícia neonatal, quando não ultrapassa os primeiros 14 dias de vida, é considerada um sintoma do desenvolvimento do organismo da criança (fisiológica), sendo geralmente tratada com aplicação de banhos de luz (fototerapia).
Na síndrome de Gilbert, a icterícia presente não costuma ser intensa e surge em situações de stress para o organismo, como longos períodos em jejum ou situações de maior ansiedade.
Tratamento

O tratamento da icterícia depende da identificação da sua causa e pode ser feito com medicamentos, exposição à luz (em recém-nascidos) e cirurgias. É preciso que o médico clínico geral realize o diagnóstico para a icterícia ou encaminhar à outro profissional para fazê-lo.
Problemas no fígado
- Câncer de fígado: causas, sintomas e tratamento
- Pesadelos podem indicar que você tem problema no FÍGADO
- problema no fígado pode causar depressão e ansiedade