Não é de hoje que em OutraMedicina falamos do mal de Alzheimer e de como as medicinas alternativas podem ajudar em relação a ele. Mas nesta ocasião aumentaremos nosso listado para incluir o óleo de oliva como um forte aliado na luta contra o mal de Alzheimer; você já teria pensado nisso?
É graças a uma pesquisa recente que está se falando deste óleo como portador de propriedades contra o Alzheimer, ela é uma investigação preliminar que concentra-se na sua ação direta sobre o funcionamento dos neurônios.
Comecemos falando de que existem certas proteínas perigosas no que refere-se ao Alzheimer por serem substâncias tóxicas que interferem com as células nervosas, gerando perda da memória e afetando o funcionamento do cérebro; estas proteínas são chamadas de ADDL. Mas no óleo de oliva os pesquisadores tem achado um composto que poderia prevenir isto.
Aparentemente este composto, chamado Oleocanthal, modifica a estrutura das ADDL tornando-as incapazes de realizar a sinapse neural, e pelo tanto limitando sua ameaça contra a saúde do cérebro.
Se bem os pesquisadores assumem que ainda é muito cedo para concluir que o potencial do Oleocanthal seja definitivo, com um pouco mais de pesquisas poderia-se chegar a conclusões mais terminantes.