Óleo de limão: benefícios e como usar

O limão já é uma fruta com bastante presença no cardápio de quem quer emagrecer. Conhecido por sua alta concentração de vitamina C e por um bom tratamento natural para acelerar o metabolismo, a fruta está entre as preferidas do especialistas na área como alternativa para melhorar a saúde do organismo.

Leia também:
Óleo de laranja contra a úlcera
B
enefícios do óleo de canela
B
enefícios do óleo de semente de romã

A partir do limão, entretanto, é produzido um óleo essencial que ainda não é tão popular para consumo, mas que carrega uma série de propriedades que podem ajudar no combate a diversas doenças.

Benefícios do óleo essencial de limão

Cabelos

Para quem sofre com a oleosidade excessiva dos fios, o óleo de limão poder um bom aliado para livrar o couro cabeludo de resíduos, além de refrescar, dar mais elasticidade e vitalidade aos cabelos.

Dores

O aroma cítrico forte do óleo de limão é útil para aliviar a dor de garganta, tosse e outros incômodos nas vias respiratórias.

Mente

Na aromaterapia, acredita-se que as substâncias presentes nesse óleo favorecem a concentração e a memória. O aroma do limão utilizado como relaxante e estimulante para a mente, ao mesmo tempo em que alivia os sintomas da angústia.

Como usar

Além da aromaterapia, o óleo essencial de limão é indicado para uso em massagens corporais, banhos de imersão, inalações, compressas e escalda-pés. Devido a sua consistência forte, esse óleo deve ser utilizado em pequenas quantidades e não deve ser ingerido.