O sangue é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento da vida. É composto de uma parte líquida chamada plasma, que contém água, sais e proteínas, e uma parte sólida, que é composta de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Embora aparentemente o sangue seja o mesmo em todos os organismos humanos, existem quatro grupos, cada um identificado com uma letra, que são: Tipo A, Tipo B, Tipo AB e Tipo O, e cada um pode ter RH positiva ou negativa.
Mas você sabe por que eles são classificados dessa maneira? O médico da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México, Omar Sánchez, explica que, no início do século 20, o patologista austríaco Karl Landsteiner iniciou um experimento, juntamente com um grupo de colegas, para investigar como o sangue de cada um deles reagiria após a aplicação do soro sanguíneo de outra pessoa.
Com isso, eles descobriram que o sangue de alguns tinha uma resposta anormal e que os glóbulos vermelhos foram atacados quando expostos ao soro de outro sangue. Gradualmente, eles identificaram cada tipo de sangue, onde o primeiro era do tipo A, contendo moléculas específicas não vistas em outros grupos sanguíneos. Ele recebeu essa denominação para manter uma ordem alfabética mais fácil de identificar.
Logo depois foi feita a descoberta do grupo B e, 30 anos depois, Landsteiner descobriu a presença da RH, que é coloquialmente conhecida como positiva ou negativa.
As letras são dadas de acordo com o antígeno presente no sangue. Isto é, se o antígeno em seu sangue é A, seu tipo sanguíneo é A; se o seu grupo sanguíneo for B, o antígeno também será B. Se tiver ambos, seu tipo sanguíneo será AB. Por fim, se o seu sangue não tiver antígeno, o seu sangue pertence ao grupo O.
Toda essa pesquisa foi ampliada e, com ela, passou a ser possível fazer transfusões de sangue de uma pessoa para outra (coletadas através de doações voluntárias), para salvar vidas.
A primeira transfusão de sangue bem-sucedida foi feita antes de se conhecer as classificações, uma vez que foi realizada pelo obstetra britânico James Blundell, em 1818.
Tipos de sangue
- Este tipo sanguíneo tem MENOS risco de Alzheimer, dizem cientistas
- Há tipo sanguíneo que pode tornar pessoa mais atraente aos pernilongos
- Seu tipo sanguíneo influencia saúde e pode aumentar até risco de câncer
Original Author: Daniela Flores Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/daniela-flores
Original ID value: 217389
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/217389/que-significa-cada-letra-del-tipo-de-sangre-o-a-b-y-ab