Embora seja um sintoma comum, as causas de dor de barriga sempre devem ser investigadas pois podem revelar doenças crônicas ou graves. Muitas vezes, seu tratamento é simples – consistindo somente em mudanças de hábitos – e gera grandes benefícios aos pacientes.
A seguir, saiba o que pode ser dor de barriga:
O que causa dor de barriga?
Apendicite
Segundo o gastroenterologista do Hapvida Saúde João Paulo C. Barbosa, apendicite é uma condição em que o apêndice fica inflamado, o que se reflete em dor no lado direito da barriga, vômito, febre, ânsia e perda de apetite.
Câncer de intestino
Os sintomas de câncer de intestino incluem dor abdominal e retal, mudança do hábito intestinal, sangramento, anemia, emagrecimento não explicado, falta de ar e cansaço.
O problema é grave e deve ser tratado o quanto antes, já que a chance de cura é maior se o diagnóstico ocorrer nas fases iniciais do tumor.
Cólica menstrual
Já a dor no pé da barriga pode ser atribuída a cólicas do período menstrual. Geralmente, esse quadro é leve e passa após algumas horas, mas é indicado buscar auxílio médico caso o incômodo seja excessivo e/ou duradouro.
Gases
Dor de barriga pode ser fruto do excesso de gases intestinais. Esse sintoma costuma ocorrer juntamente com inchaço e sensação de estômago cheio e geralmente é fruto de constipação, intolerâncias alimentares ou síndrome do intestino irritável.
Gastrite
Gastrite é uma doença caracterizada pela inflamação da mucosa do estômago e que pode gerar esse sintoma. “Geralmente, está relacionada com a contaminação pela bactéria Helicobacter Pylori, que é detectada por endoscopia com realização de biópsia”, completa o gastroenterologista João Paulo C. Barbosa.
Gastroenterocolite
É uma inflamação na mucosa do estômago e do intestino que está relacionada a más condições de higiene. O problema gera dor de barriga, cólica, urgência para evacuar, enjoo, vômito e febre.
Intolerância alimentar
Intolerância alimentar – a lactose, frutose, glúten e outras substância – é outra causa da dor de barriga que também se apresenta com flatulência, arrotos, distensão, diarreia e estufamento..
Má digestão
A incapacidade de digerir adequadamente determinado alimento gera dor na região abdominal superior e sensação de estufamento. Ainda pode haver excesso de gases e inchaço.
Parasitas
Alguns parasitas, como os responsáveis pelas doenças estrongiloidíase e giardíase, causam dor na região superior da barriga. Já a ameba pode gera colite e evoluir com dor abdominal na área inferior.
Pedra nos rins
Esse sintoma também pode indicar cólica renal associada a pedras nos rins. Nesse caso, o desconforto atinge a região lateral ou inferior do abdômen.
Se estiver associada com infecção urinária, também pode haver incômodo no trajeto da urina.
Síndrome do intestino irritável
O médico explica que a dor abdominal é o sintoma mais importante para o diagnóstico de síndrome do intestino irritável, acometimento digestivo que também provoca gases, diarreia e/ou constipação.
“Para confirmar a doença, a dor abdominal dever acontecer semanalmente e estar associada à alteração na forma e frequência das fezes”, ressalta o especialista.
Quando a dor de barriga é preocupante?
Alguns sintomas indicam se a causa de dor de barriga é grave, tais como perda de peso, anemia, sangramento e incômodo tão persistente ou intenso que compromete a qualidade de vida do paciente.
Nesses casos, vale buscar um pronto-socorro ou gastroenterologista para investigar o quadro.