O desmaio – ou síncope, no termo médico – acontece quando a pessoa perde os sentidos e a consciência por um determinado espaço de tempo, que pode durar de segundos a alguns minutos. Geralmente as pessoas podem sentir algum mal estar antes de desmaiar, como vertigem, fraqueza ou até mesmo enjoos.
As causas do desmaio são inúmeras e, em alguns casos, podem significar algum problema de saúde mais sério. Isso deve ser investigado com orientação médica, principalmente se acontecer com certa frequência.
O que fazer quando uma pessoa desmaia?
Quando nos deparamos com alguém desmaiando em nossa frente, a primeira reação pode ser o desespero seguido por um impulso de ajudar. Existem algumas instruções de socorro erradas que são propagadas pelo senso comum, como colocar um pano com álcool ou amoníaco para a pessoa cheirar e despertar, sacudi-la ou jogar água fria no rosto. Você não deve fazer isso de maneira nenhuma!
Listamos medidas importantes que o Hospital Santa Cruz indica para se guiar em situações como esta:
- Afastar a vítima de locais que proporcionem perigo (escadas, janelas, etc.).
- Deitá-la de barriga para cima (decúbito dorsal) e elevar as pernas acima do tórax (com a cabeça mais baixa em relação ao restante do corpo).
- Lateralizar a cabeça para facilitar a respiração.
- Afrouxar as roupas.
- Manter o ambiente arejado.
- Após recobrar a consciência, deve permanecer pelo menos 10 minutos sentada, antes de ficar em pé, pois isso pode favorecer um novo desmaio.
- Transportar a vítima para atendimento médico.
Primeiros Socorros
- Meu filho caiu: o que devo fazer?
- Saiba como agir no trânsito em caso de acidentes
- Sal debaixo da língua para pressão não funciona: aprenda como agir