Quadros de ansiedade crônica, síndrome do pânico e depressão são algumas condições de saúde mental que, por não serem diagnosticadas através de exames clínicos simples, normalmente demoram para ser identificadas e entendidas tanto pelo paciente quanto por amigos e familiares.
A dificuldade em ser compreendido e até mesmo respeitado pode piorar ainda mais o problema e causar grande sofrimento, já que contar com o apoio de pessoas próximas é fundamental, assim como orientação de especialistas, para o tratamento das doenças.
Amigos e familiares não entendem meu transtorno mental

Antes de mais nada é importante não confundir falta de entendimento com falta de amor. Os quadros de saúde mental são bastante complexos e realmente difíceis de serem compreendidos por quem não convive com a doença. Ter em mente que, apesar da condição, você é uma pessoa amada, ajuda a iniciar o diálogo e evitar o isolamento.
Procure separar as coisas e não levar tudo para o lado pessoal. Se alguém próximo, por ignorância em relação aos problemas, minimiza sua condição atual, perceba que ele pode estar apenas “condenando” a doença por falta de conhecimento, mas não você ou seu caráter.

A comunicação é a chave para fazer com que pessoas próximas entendam e respeitem sua doença. Se a dificuldade para compreender as condições é muito grande ou você não consegue dar explicações, peça para que parentes e amigos o acompanhe ao médico responsável pelo seu tratamento.
O profissional, neste momento, é bastante útil para esclarecer os quadros de saúde mental, os sintomas e deixar claro o quanto é importante o apoio ao paciente para o tratamento e a cura das doenças.

Por fim, se todos os canais de diálogo falham, procure se distanciar de pessoas que não respeitam sua condição e tente se aproximar de quem realmente é capaz de se comunicar com você e entender os seus problemas. O importante é não se isolar totalmente e saber com quem contar quando mais precisar.
Depressão e ansiedade
- É possível ter depressão e ansiedade juntas? 22 sintomas para considerar
- 12 sinais que podem indicar início de depressão e você não deve ignorar
- Cientistas estão perto de descobrir como barrar a depressão