Em respostas a críticas sobre suas bruscas mudanças de peso, a modelo americana Gigi Hadid, de 22 anos, em seu perfil no Twitter, revelou ser portadora de uma doença pouco falada, cujos sintomas incluem o aumento de quilos na balança: a tireoidite de Hashimoto.
O que é a tireoidite de Hashimoto

Chamada de tireoidite linfocítica crônica ou tireoidite de Hashimoto, trata-se de uma doença autoimune que causa inflamação da glândula tireoide devido a uma falha no sistema imunológico.
O acometimento faz com que o organismo do paciente fabrique anticorpos contra as células da tireoide, comprometendo seu funcionamento. A glândula é a responsável pela produção de hormônios que vão regular diversas funções do corpo.
Sintomas de Hashimoto

O problema é considerado uma doença silenciosa, pois demora para ser descoberta, afinal, não apresenta sintomas específicos. A condição, porém, pode ser identificada por alguns sinais comuns, como:
- Aumento de peso
- Sonolência
- Cansaço excessivo
- Diminuição da frequência cardíaca
- Piora na concentração
- Prisão de vente
- Ressecamento da pele
- Cãibras constantes
- Alterações no ciclo menstrual
- Diminuição na libido
Doença de Hashimoto: causas e tratamentos

As causas da tireoidite ainda são totalmente conhecidas, mas as hipóteses envolvem infecções virais ou bacterianas e ingestão de determinados medicamentos, assim como herança genética, que é a causa mais provável da doença.
O diagnóstico da condição é obtido através de exames de sangue que medem o marcador TSH (hormônio que estimula a tireoide) e o de dosagem de anticorpos antitireoide. O tratamento é longo e conta com a administração de medicamentos que farão suplementação de hormônio para driblar a deficiência da produção natural que provoca os sintomas da doença.
Cuidados com a tireoide
- 10 alimentos e temperos que fortalecem a saúde da tireoide
- 9 sinais de que algo não vai bem com a sua tireoide
- Saiba como os hormônios da tireoide influenciam seu metabolismo