O que é aquela dor que sentimos do lado da barriga ao correr ou andar? O que causa?

Após alguns minutos de corrida ou exercício aeróbico mais intenso, você provavelmente já sentiu uma dor bastante incômoda do lado da barriga. Conhecida como “dor de lado” ou “dor nos flancos” ela é bastante comum entre quem aposta em velocidades acima do habitual ou mesmo que inicia uma atividade física após longo período de inércia.

Leia também:
Dores pós-treino: 5 massagens que prometem aliviar o incômodo 
Chá que alivia as dores musculares depois de fazer academia: veja receita e segredos
9 dores agudas que NUNCA devem ser ignoradas e o que elas podem ser

Uma das teses que explica a dor do lado da barriga ao correr ou andar é a fadiga de um ligamento que fica entre o baço e o fígado. Em uma atividade que exige esforço, ele pode causar fricção do órgão e, consequentemente, provocar a dor.

Outra explicação estaria na respiração errada ao realizar o exercício. Se você não possui bom preparo físico, pode começar a respirar pela boca e parte desse ar inalado chegaria ao sistema digestivo, pressionando o cólon, distendendo o intestino grosso e provocando o incômodo.

Se você for acometida pela dor durante uma corrida, deve diminuir a intensidade do treino. Caso esteja caminhando apenas, pare imediatamente por alguns minutos. Para evitar que o incômodo aconteça, aumente gradualmente a intensidade de seu exercício para que o corpo se acostume com o esforço.

Além disso, a dor pode ser evitada fortalecendo a musculatura abdominal e lombar e ficar atenta à alimentação antes de praticar exercícios. Fazer atividades em jejum ou de estômago muito cheio não é indicado por poder aumentar ainda mais as chances de dores.

Aprenda como ficar em forma sem sair de casa com exercícios funcionais:

[bolsatv exercicios-funcionais-para-fazer-em-casa]