Engana-se quem acha que usar salto alto apenas causa problemas para os pés. Apesar de ser símbolo de elegância, esse modelo de calçado merece atenção, pois seu uso inconsequente faz mal à saúde.
A seguir, veja quais são os problemas causados pelo salto alto:
Consequências de usar salto alto
Segundo o ortopedista Sérgio Costa, mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da equipe médica do Hospital São Luiz, o excesso de salto alto causa danos à coluna, pés e joelhos.
Desgasta a cartilagem
Os joelhos sofrem com esse sapato: “Ocorre uma posição em flexão, às vezes imperceptível, que aumenta a pressão na cartilagem da patela. Com isso, ela pode se desgastar e amolecer em um quadro chamado condromalácia”, explica o ortopedista Márcio Alher Fonseca, da Clínica Megamed.
Artrose
Outro prejuízo do salto alto é a artrose, condição caracterizada pelo desgaste degenerativo da cartilagem das articulações.
Isso ocorre porque o calçado gera sobrecarga mecânica e desvia o eixo das articulações, colaborando para lesões na cartilagem que, com o passar do tempo, viram artrose.
Cria calos nos pés
A pressão inclinada e excessiva dos dedos sobre o calçado alto aumenta o risco de desenvolver calos.
Normalmente, eles afetam a região dos dedos e a face interna, externa e plantar dos pés.
Encurta do tendão de Aquiles
O modelo ainda encurta o tendão calcâneo, conhecido como tendão de Aquiles, e a musculatura posterior da perna.
A alteração pode resultar em instabilidade ao andar, tendinite e dor ao usar calçados com salto baixo ou sem salto.
Salto alto faz mal para coluna
O ortopedista Márcio Alher Fonseca afirma que o salto muda o centro de gravidade do corpo. Originalmente, ele fica na região anterior da segunda vértebra do sacro, que é a base da coluna vertebral.
Quando há elevação, o centro passa a ser ainda mais anterior, o que faz com que a mulher tenha de mudar sua postura, inconscientemente, para compensar a mudança e manter o equilíbrio.
Em consequência, podem surgir problemas posturais como hiperlordose lombar, que é o aumento da curvatura da coluna cervical e lombar.
Gera joanetes
As causas da joanete são inúmeras e, na maior parte dos casos, seu aparecimento se dá pela combinação de fatores. Um deles é o hábito de usar salto alto excessivamente.
Salto alto causa varizes
Os músculos da parte de trás da perna desempenham grande papel na circulação sanguínea, já que sua contração empurra o sangue em direção ao coração.
Quando há encurtamento da musculatura pelo uso desse tipo de calçado, o bombeamento fica menos efetivo e surgem varizes, inchaço e dor nos membros inferiores.
Quantas vezes posso usar sem que haja prejuízos?
O ortopedista Márcio Fonseca afirma que não há consenso sobre tempo ou frequência de uso de salto que não traria consequências ou complicações.
Porém, a literatura médica indica que os prejuízos podem ser maiores se a mulher usá-lo mais de 3 vezes na semana por 7 horas diárias. “Manter esse padrão por vários anos tende a aumentar o risco de alterações degenerativas e anatômicas”, destaca.
Riscos aumentam a partir de 6 cm
Também não existe um consenso oficial sobre o tamanho menos prejudicial de salto, mas até agora se acredita que os acima de 6 cm são potencialmente mais danosos que os demais.
O que fazer?
O ideal é maneirar no uso, limitando-o a três vezes na semana, por poucas horas e com modelos com salto mais baixo ou plataforma.
Além disso, é indicado fazer uso de palmilhas que minimizam a pressão nas áreas de contato, o que reduz a chance de lesões e fornece mais conforto.
Sapatos que fazem mal
- Pesquisa revela tipos de calçados que mais machucam os pés
- Dicas para usar salto alto sem dor: Designer revela 2 segredos
- 4 truques para sapatos apertados: para deixar de sofrer