Deixar de fumar é um exercício diário e desafiador para a maioria dos fumantes, já que o cigarro contém nicotina e várias outras substâncias tóxicas, que causam dependência química e psicológica. Porém, qualquer esforço para largar o cigarro vale muito a pena, já que os benefícios já podem ser observados logo nos primeiros momentos do processo de desintoxicação, diminuindo drasticamente os riscos à saúde, como infartos e até câncer de pulmão. Descubra como o seu corpo reage quando você decide parar de fumar e como os benefícios podem crescer ao longo dos anos:
Vantagens para o corpo ao parar de fumar
Os benefícios em deixar de fumar são quase instantâneos: após 20 minutos, a pressão arterial e a pulsação já voltam ao normal. Depois de 8 horas, a tendência é que os níveis de monóxidos de carbono no sangue diminuam e, após 24 horas, seus pulmões já funcionam bem melhor.
Depois de 48 horas, a nicotina é praticamente extinta do corpo, melhorando alguns sentidos, como o paladar e o olfato. No terceiro mês, a função pulmonar melhora, diminuindo a tosse e problemas respiratórios.
Com um ano sem cigarro, o risco de doenças cardiovasculares cai pela metade e, em 10 anos, os riscos de morte por câncer diminuem significativamente.
Benefícios para o pulmão
Comparados aos não fumantes, pessoas que fumam possuem cerca de 10 vezes mais chances de desenvolver um câncer de pulmão. Essa estimativa pode variar em relação ao número de cigarros tragados, profundidade da tragada e tempo de vício.
Das aproximadamente 4.700 substâncias químicas presentes no tabaco, 43 delas são cancerígenas e, quando entram em contato constante com os tecidos do corpo, podem agredir as células, correndo o risco de desenvolver células com mutações, capazes de desencadear um câncer.
Além disso, a fumaça do cigarro contém ciliotoxinas que podem causar alergia respiratória, pois reduz a mobilidade dos cílios pulmonares que agem como filtro de resíduos do pulmão.
NICORETTE® dobra suas chances de parar de fumar com a única goma do mercado. Confira mais no site da marca.