O choro é terapêutico

Se rir é o melhor remédio, por outro lado, o choro é terapêutico. Todas as vezes que seus olhos estiveram marejando de lágrimas, e por uma razão ou outra, sentir-se obrigado segurá-las, saiba que estará adotando uma atitude que vai contra seu bem-estar. Suprimir lágrimas aumenta os níveis de estresse, e contribui para o desenvolvimento da pressão alta, problemas cardíacos e úlceras pépticas. Psicólogos recomendam que quando se tem vontade, há que chorar. E não é somente para aliviar o estresse. Há uma série de benefícios associados ao choro.

As lágrimas limpam e lubrificam as pálpebras e os olhos, e previnem a desidratação de várias mucosas, melhorando a nossa visão. São poderosos antibacterianos e antivirais. Vírus e bactérias que nos contaminam no carrinho de compras do supermercado, ou nos banhos públicos, por exemplo, são exterminados facilmente pelo composto denominado lisozima. Esse fluído presente nas lágrimas chega a matar 95% de todas as bactérias em apenas 5, ou 10 minutos.

Um dado curioso: quando estamos com distúrbios emocionais, ansiosos, agressivos, irritáveis, ou com muita fadiga, pode ser simplesmente pelo excesso de manganês no organismo. E chorar diminui o nível de manganês. É por isso que quase sempre sente-se alívio depois de uma boa sessão de lágrimas.

Quando deixa-se que as lágrimas rolem à vontade, há uma liberação do estresse. O fato é que removem determinados químicos gerados por essa condição, e que estejam acumulados no organismo, como a prolactina e a leucina encefalina. Lágrimas também são um bálsamo para a ansiedade, pois nos ajudam a desabafar frustações.

Quem passa por repetidos conflitos e guarda ressentimentos prejudica o Sistema Límbico do cérebro, e o bom funcionamento do coração. É importante estar ciente que seus sentimentos são como ar dentro de um balão. Quando não há mais espaço, explode. A famosa gota que enche o copo. Portanto, nada como promover uma verdadeira limpeza interior, simplesmente, chorando. Afinal, lavar a alma faz bem para o corpo.