Nutrição completa? Soja

Pode-se obter nutrição completa com soja por conta da quantidade de proteínas e isoflavonas que esta leguminosa possui. O segredo é comê-la na quantidade correta. A natureza proporciona nutrientes em todos os alimentos, mas no caso do soja, caprichou um pouco mais.

Este grão possui uma mistura de nutrientes essenciais que não só reforçam a saúde do organismo, como também funcionam como remédio natural para várias condições.

Pesquisas feitas nos Estados Unidos comprovaram que o consumo regular de soja reduz o impacto do colesterol ruim, o LDL. Embasada no resultado dos estudos, a Federação Americana de Alimentos aprovou que o soja e produtos derivados fossem nominados como redutores de colesterol.

Comer soja emagrece. Quando se come soja, há uma sensação muito grande de saciedade. Essa sensação de plenitude leva a pessoa a comer menos, evitando o consumo de calorias a mais. Além disso, é o único legume que possui mais proteínas que carboidratos, fator indispensável para quem preocupa-se com o controle do peso.

Como tem baixo índice glicêmico, é extremamente benéfico para diabéticos.

Pode substituir alimentos mais calóricos, como o ovo, ou a carne vermelha, sem que a quantidade de proteínas necessária ao corpo, ou de aminoácidos essenciais, esteja comprometida.

Seu potencial proteico, aliás, faz do soja uma grande fonte de energia. Além disso, tem alta concentração de antioxidantes, que combatem os radicais livres e mantém a massa muscular do corpo magra. É por isso, também, que comer soja deixa o cabelo mais macio, e a pele e as unhas mais saudáveis.

Reforça a saúde dos ossos, elimina os sintomas da Tensão Pré Menstrual, e mantém a saúde da próstata. Atua de forma benéfica no processo de cura nos casos de infertilidade, problemas na tireoide, renal, ou estomacal.

Para usufruir dos benefícios, deve-se comer 2 porções do grão de soja todos os dias. Cada porção deve ser equivalente a 1 xícara de chá grande.