O tradicional exercício de flexão, simples de ser feito para quem te condicionamento, além de fortalecer e tonificar os braços, pode ser um indicativo sobre a saúde do seu coração, segundo um recente estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Flexões e saúde cardiovascular
De acordo com o trabalho científico, feito com a avaliação de mais de 1.100 bombeiros homens com idade média de 39 anos, aqueles que conseguiam fazer 40 flexões de braço ou mais em uma sessão de exercícios tinham um risco 96% menor de apresentar doenças cardíacas nos próximos dez anos do que aqueles só eram capazes de fazer 10 flexões ou menos.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores acompanharam os participantes do estudo por uma década e elaboraram um registro médico com os eventos cardiovasculares, como parada cardíaca, por exemplo.
Durante este período, 37 eventos foram registrados entre os bombeiros, mas apenas um ocorreu entre os homens que conseguiram completar uma série mais de 40 flexões. Os detalhes do estudo foram publicados no periódico Jama Network Open.
Os resultados obtidos na pesquisa indicam que o teste das flexões de braço pode ser uma espécie de exame simples para verificar riscos de doenças do coração.
No entanto, é importante ressaltar que o estudo foi apenas observacional, ou seja, indica que a atividade pode estar associada a menos problemas cardíacos, mas não que o exercício possa resultar em uma imediata melhora na saúde cardíaca.
Cuidados com a saúde do coração
- Mulher morre mais de infarto do que homem: este exame ajuda a prevenir
- São estas 6 coisas que você está fazendo hoje que vão detonar seu coração
- Quem sente cansaço nas pernas deve estar atento a este problema no coração