Mini-implante foi capaz de reverter sintomas de Parkinson em estudo

por | maio 11, 2022 | Saúde

Tremores nas mãos, perda de equilíbrio e alterações na fala são alguns dos sintomas mais comuns de Parkinson e também os mais difíceis de serem controlados por quem sofre da doença. Mas uma nova tecnologia baseada em mini-implante se mostrou capaz de reverter esses sinais, segundo recente estudo.

Uma equipe do Hospital Southmead, em Bristol, no Reino Unido, conseguiu implementar pela primeira vez o menor aparelho de estimulação cerebral profunda (DBS) do mundo em um de seus pacientes.

Tony Howells, o primeiro participante dos estudos clínicos com o mini-implante, começou a ser avaliado em novembro de 2020 e continuou a ser monitorado durante o ano seguinte para que os efeitos do aparelho fossem verificados. E os resultados foram promissores.

“Dizer que estou feliz por ter o DBS é um eufemismo, essa é uma ótima maneira de devolver a vida a alguém”, afirmou Howells em comunicado oficial do hospital. Confira vídeo abaixo o antes e depois do paciente com o mini-implante:

Como funciona o aparelho que reverte sinais de Parkinson

Desenvolvido pela empresa Bioinduction, o aparelho que reverte sintomas de Parkinson é o primeiro implante de estimulação cerebral em miniatura.

Por ter apenas um terço do tamanho dos dispositivos convencionais, além de ser menos desconfortável e visível, o mini-implante ainda possibilita que a bateria seja colocada diretamente no cérebro.

Mini-implante reverte sinais de Parkinson
North Bristol NHS Trust/Reprodução

O implante fornece impulsos elétricos diretamente para áreas específicas no interior do cérebro, substituindo padrões anormais de disparo de células cerebrais que surgem no Parkinson.

De acordo com os pesquisadores, o sucesso do novo dispositivo possibilitará um tratamento muito mais fácil para as pessoas com Parkinson. Atualmente, o trabalho científico conta com 25 participantes que receberão o DBS e serão acompanhados no próximo ano.

Ciência e saúde