Nervosismo e estresse podem desencadear problemas sérios no seu corpo. Entenda

por | ago 1, 2016 | Saúde

Na correria do dia a dia e com a sobrecarga de tarefas, é bem difícil driblar o estresse. No entanto, em longo prazo, ele pode se tornar um problema e provocar sérios danos à sua saúde física e mental.

Problemas causados pelo estresse

Irrita o sistema digestivo

O estresse altera a movimentação gástrica e intestinal, fazendo com que as contrações sejam reduzidas ou intensificadas, dependendo do organismo de cada indivíduo. Ele também pode ser um vilão para pessoas que são portadoras da Síndrome do Intestino Irritável, pois estimula as contrações no cólon. Em situações de grande estresse ou ansiedade, portadores de SII podem sofrer com o surgimento de cólicas, desconforto abdominal e diarreia de uma forma muito mais intensa que o normal¹. 


mulher-estresse-dor-0816-1400×800.jpg

Baixa a imunidade²

Durante as crises de estresse, são liberadas grandes quantidades de cortisol. O problema é que este hormônio interfere na produção de linfócitos e inibe a produção de anticorpos, deixando o sistema imunológico fragilizado e favorecendo o surgimento de inúmeras doenças infecciosas. O estresse também é associado ao surgimento de doenças alérgicas e autoimunes. 

Como controlar o nervosismo ²

Pratique exercícios

Reserve um tempo para você e aposte na sua atividade física predileta. Praticar exercícios produz endorfina, serotonina e proporciona sensação de prazer, além de aliviar o estresse.

Faça alguma coisa que você gosta

Faça uma lista das coisas que te fazem feliz e se organize para realizá-las diariamente ou, pelo menos, semanalmente. Pode ser algo simples, como ler um livro enquanto relaxa, ou brincar com os filhos.

Respire fundo

Sente-se confortavelmente, feche os olhos e respire fundo pelo nariz até seus pulmões se encherem de ar. Segure por dois segundo e solte pela boca. Faça isso entre 10 e 20 vezes.

Invista na ioga

Por combinar exercício físico e técnicas de relaxamento, a ioga é uma atividade completa para quem busca o bem-estar. A prática, que trabalha os músculos do abdômen, pode ter efeitos positivos em órgãos internos, como o intestino, podendo reduzir dores e desconfortos na região⁴.

Referência Bibliográfica 

¹  Federação Brasileira de Gastroenterologia. Síndrome do Intestino Irritável (SII), 2016 [Acesso em 12 de agosto de 2016]. Disponível em:http://www.fbg.org.br/Conteudo/197/0/S%C3%ADndrome-do-Intestino-Irrit%C3%A1vel-(SII)-

²  BAUER ME. Estresse, como ele altera as defesas do corpo. Rev. Ciência Hoje. 2002; 30: 23-24.

³ Harvard Health Publications – Harvard Medical School. Stressing about heart health, 2016 [Acesso em 20 de junho de 2016].  Disponível em:  http://www.health.harvard.edu/heart-health/stressing-about-heart-health.

⁴  Romarco EKS, Lima CBF. Benefícios dos exercícios respiratórios no yoga em mulheres adultas na faixa etária de 40 a 90 anos. Rev FEF UNICAMP, 2008 set-dez; 6(3):78-90

Quando as crises de estresse provocarem incômodos e dores abdominais, Buscopan pode ser uma boa ajuda. Ele é um antiespasmódico que alivia as contrações e espasmos dos músculos  dos órgãos abdominais. Para saber mais, visite o site da marca

Página não recomendável para menores de 18 anos. SAC: 0800.701.6633.

BUSCOPAN É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Indicações: Buscopan é indicado para o alívio rápido e prolongado das cólicas, dores e desconfortos abdominais.

Contraindicações: Alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, miastenia gravis, megacólon, diarreia aguda ou persistente na criança, idosos sensíveis aos antimuscarínicos. MS – 1.0367.0014 Agosto/2016