A lista de malefícios causados pelo cigarro é extensa e bastante conhecida: aumento das chances de doenças cardíacas, associação a diversos tipos de cânceres, AVC, prejuízos aos dentes, entre outros. Mas o que pouca gente sabe é que o tabagismo também pode causar danos aos ouvidos.
Cigarro é associado à perda de audição
De acordo com um recente estudo publicado pela Oxford University Press, fumar pode provocar perda de audição. Para chegar à conclusão, a pesquisa, realizada no Japão durante 8 anos, analisou os efeitos da nicotina e do tabaco em mais de 50 mil participantes.
Os pesquisadores descobriram que ocorreu um aumento de até 1,6 da perda de audição entre fumantes, em comparação com indivíduos que nunca fumaram. Os riscos de danos aos ouvidos, ainda segundo o levantamento, tendiam a diminuir nos 5 anos seguintes após o abandono do tabagismo.
Apesar de relevante e importante, o trabalho científico conseguiu apenas identificar uma associação entre o cigarro e a perda auditiva, sem explicar por que o tabagismo provoca a condição.
Pare de fumar agora
- Cigarro light faz mais mal do que o normal e causa tipo comum de câncer
- 13 passos para conseguir superar os primeiros dias sem cigarro
- Só 48h após largar cigarro já é possível sentir impactos positivos