O primeiro caso fatal da doença pulmonar misteriosa ligada ao uso de cigarros eletrônicos nos Estados Unidos é do estado de Illinois. A informação foi confirmada pelo Departamento de Saúde Pública local, mas não se sabe o sexo, nome ou idade da vítima.
Doença ligada cigarro eletrônico
De acordo com o comunicado do Departamento, o número de casos dobrou no estado só na última semana. No país, são 193 possíveis ocorrências, que ainda estão sendo avaliadas.

Ainda não é possível concluir que a enfermidade está realmente associada ao uso de cigarros eletrônicos — mas o fato de ser um problema pulmonar que afeta pessoas que utilizaram o dispositivo nas últimas semanas ou mês colabora para o entendimento de que há uma correspondência.
Sintomas da doença ligada a cigarros eletrônicos
O Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC, na sigla em inglês), órgão responsável pela investigação do cenário, os sintomas incluem perda de peso, tosse, falta de ar, fadiga, dor no peito, febre, náuseas e diarreia, sendo que nem todos os pacientes manifestam todas essas condições. Ainda de acordo com CDC, os sintomas tendem a piorar ao longo dos dias

O diretor do Departamento de Saúde Pública de Illinois fez um apelo sobre a situação: “A gravidade dessa doença é alarmante e precisamos divulgar que o uso de cigarros eletrônicos e o ‘vaping’ podem ser perigosos.”
Parar de fumar
- O que acontece com o seu corpo quando você para de fumar?
- Governo dos EUA investiga doença ligada ao uso de cigarro eletrônico
- Truques dos famosos para parar de fumar