Morango, uva e outras frutas vermelhas têm efeito surpreendente em quem faz quimio

Além de serem excelentes fontes de fibras, vitamina C e antioxidantes, as frutas de coloração vermelho-arroxeado, como morango, uva, amora, framboesa, mirtilo e romã, por exemplo, possuem um polifenol chamado ácido elágico, considerado aliado na prevenção e no combate ao câncer.

Frutas que ajudam pacientes em quimioterapia

Responsável pela coloração avermelhada das frutas, o ácido elágico possui poderosa ação antioxidante e tem sido estudado por suas propriedades anticancerígenas. De acordo com informações do Hospital Sírio Libanês, estudos apontam que o composto pode ajudar, inclusive, quem faz quimioterapia.

ShutterStock

Além de reduzir os riscos de malignidade de tumores, o ácido elágico presente nas frutas vermelhas promove mortalidade de células cancerígenas. A ação das enzimas da substância poderia, segundo pesquisas, diminuir a resistência de tumores entre indivíduos que passam por tratamentos de quimio e radiação gama.

Ainda de acordo com o artigo, a amora preta é a fruta com maior quantidade de ácido elágico por grama, seguida pela amora vermelha, morango, uva Niágara e uva Itália.

Saúde e alimentação