Mirtilo: a frutinha poderosa

por | jun 30, 2016 | Saúde

Ainda pouco divulgada no Brasil, o Mirtilo é uma frutinha poderosa e às vezes é mais conhecida por seu nome em inglês, blueberry, do que pela versão em português. Originária da America do Norte – onde os índios norte-americanos a consideravam mágica – a planta passou a ser cultivada no Brasil na década de 80, no Sul do país.

As propriedades medicinais do Mirtilo são tantas que trazem-o para a lista dos superalimentos, termo que passou a ser utilizado para denominar alimentos altamente benéficos e nutritivos. Descubra os superpoderes desta frutinha e incorpore ao seu cardápio!

Benefícios do Mirtilo ou Blueberry

Adeus a gordura abdominal

Já ficou mais do que provado que a gordura abdominal – o odiado pneuzinho em volta da cintura – é um dos sinais de risco para doenças cardíacas. Além disso, quem faz dieta sabe que é um dos locais mais difíceis de perder gordura, não é mesmo? Pois o mirtilo pode ajudar nesta tarefa: a frutinha age na maneira como a gordura é armazenada no corpo e auxilia na queima da gordura localizada, além de baixar o colesterol e melhorar a forma como nosso organizmo utiliza a glicose, ajudando na prevenção da diabetes.

Superantioxidante

Em sua composição, o destaque vai para os antioxidantes. A cor azul das bagas vem da alta concentração de antocianina, que ataca os radicais livres – que por sua vez danificam as células sadias podendo causar desde envelhecimento precoce até baixas na imunidade e surgimento do câncer. Outro antioxidante do mirtilo, o ácido elágico, mostrou-se capaz de inibir o crescimento de tumores. Some-se ainda vitamina C, E e A, complexo B, cobre, zinco, ferro e selênio e dá para ter uma boa ideia da potência da frutinha, que deixa o sistema imunológico mais forte e eficiente.

Rejuvenescimento e olhos saudáveis

Ao combater os radicais livres, o mirtilo ainda tem um efeito colateral ótimo: retardar o processo de envelhecimento precoce, afetando positivamente pele, cabelos e principalmente a visão, prevenindo ou retardando problemas como cataratas, degeneração macular e problemas de retina. Para completar, comer mirtilo ainda ajuda na digestão, principalmente a regular intestino preso e tendências a constipação.

Receitas com Mirtilo

Para usufruir desta lista de efeitos benéficos, contudo, é preciso consumir o mirtilo regularmente – não adianta comer só uma vez por mês! Minha sugestão é alternar entre o suco e as frutinhas frescas, aproveitando para comprar em maior quantidade quando for época da frutinha (o que acontece no verão)e aproveitar para congelar para poder usar o ano inteiro!

A fruta mirtilo tem espaço em tudo: ao natural no café da manhã com granola ou iogurte, no almoço em forma de molhos e caldas ou ainda em vitaminas, smoothies e compotas. Só não vale usar açúcar refinado!