A miopia é um distúrbio que se desenvolve quando o globo ocular é muito largo ou a córnea é muito curva. Neste caso, a imagem recebida é projetada de forma incorreta diante da retina e letras e objetos distantes, portanto, parecem nebulosos.
A miopia, que pode se desenvolver de maneira gradual ou rápida, ainda não tem causas exatas conhecidas, mas já se sabe que a condição é hereditária.
Como saber se tenho miopia?
Quem convive com miopia tem boa visão de perto, mas percebe letras e imagens desfocadas à distância. O diagnóstico não requer exames e normalmente pode ser conhecido pela própria pessoa.
Em seu perfil no Instagram, o oftalmologista Alex Sá lista 3 características que podem indicar quando um indivíduo tem o problema de visão:
- A pessoa franze os olhos com muita frequência
- Adota o hábito de escrever com o nariz “colado” no caderno
- A pessoa não enxerga mais placas de sinalização
As opções de tratamento para miopia incluem óculos, lentes de contato e, em alguns casos, cirurgia. Os óculos de grau, além de facilitar a visualização de imagens com maior nitidez, também evitam problemas que podem surgir com o esforço excessivo feito pelos olhos, como dores de cabeça, fadiga, vermelhidão e lacrimejamento dos olhos.
https://www.instagram.com/p/BqQkbHegD8y/
Cuidados com a visão
- Usar óculos de grau aumenta miopia: verdade ou mito? Descubra
- Mulher quase fica cega por dormir de rímel: risco de não tirar maquiagem
- Há um tipo de conjuntivite que é alérgica, não tem cura e ataca os dois olhos