Meningite: dor, mancha, vômitos + 11 sinais para identificar doença comum e perigosa

por | jun 23, 2017 | Saúde

Saber o que é meningite e reconhecer seus sinais é essencial para evitar que a doença se agrave. Sem uma forma de prevenção totalmente eficaz, a condição é causada por diversos micro-organismos e, se não for tratada rapidamente, pode deixar sequelas e até levar à morte. 

A seguir, entenda tudo sobre meningite.

O que é?

Segundo o infectologista Gabriel Cuba, do Hospital 9 de Julho, meningite é uma doença que causa a inflamação das meninges, que é um conjunto de membranas que reveste os órgãos do sistema nervoso.

Causas

A doença é causada por micro-organismos, desde bactérias e vírus até parasitas e fungos. No entanto, é mais comum ver os dois primeiros tipos da doença.

Tipos de meningite mais comuns

Shutterstock

Meningite viral

É a forma mais comum e menos perigosa da doença. O vírus que mais causa esse tipo de meningite é o enterovírus, que é transmitido por objetos e alimentos contaminados.

Também são comuns casos por outros micróbios, como o vírus da herpes.

Como o quadro é semelhante a uma virose, costuma ser naturalmente curado pelo sistema imune, o que não exclui a necessidade de acompanhamento médico.

Meningite bacteriana

É o tipo mais grave da doença e, portanto, merece tratamento imediato. Pode ser desencadeada por bactérias, como meningococos e pneumococos, e frequentemente está associado conjuntamente a infecções de ouvido.

Transmissão

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a meningite é contagiosa e sua transmissão varia pelo tipo apresentado, sendo mais comum ocorrer por vias respiratórias (como ao tossir, espirrar e falar). Ela ainda é uma doença que pode ser transmitida pelo beijo ou pelas fezes.

Vale lembrar que não é necessário que a pessoa tenha os sintomas da doença para transmiti-la, visto que alguns indivíduos portam o micro-organismo sem desenvolver o problema.

Quem está mais propenso a ter?

Crianças menores de cinco anos são as que mais apresentam quadros de meningite, sendo que o primeiro ano de vida é o mais delicado.

Sintomas de meningite

IStock

Os sintomas também variam de acordo com a origem da infecção. A seguir, veja os sinais mais comuns nas principais infecções do gênero:

Viral

Os sintomas da meningite podem ser parecidos com o de um resfriado, incluindo:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Rigidez na nuca
  • Falta de apetite
  • Irritação (especialmente em crianças)

Bacteriana

Já a meningite bacteriana gera:

  • Febre
  • Mal-estar
  • Vômitos
  • Dores na cabeça e pescoço
  • Rigidez na nuca que impede de colocar o queixo no peito
  • Manchas avermelhadas na pele
  • Vômitos em jato
  • Apatia, dificuldade de sugar e choro prolongado em bebês
  • Moleira dura ou elevada em bebês

Pode matar?

Em casos graves, a meningite gera septicemia, que é o excesso de bactérias na corrente sanguínea, e infecção generalizada, levando a morte. 

Ainda pode ocorrer a chegada da infecção ao sistema nervoso central. O quadro, chamado de “meningoencefalite”, pode matar rapidamente, como no caso da morte do filho da cantora gospel Eyshila.

Sequelas

shutterstock

As meningites, especialmente do tipo bacteriano, podem deixar sequelas como: perda da audição, cegueira, paralisia facial, problemas motores, estrabismo, déficit cognitivo e perda de membros.

Tem cura?

Sim, até mesmo a meningite bacteriana, que é mais grave, tem cura. Entretanto, as chances são melhores em diagnósticos precoces, que permitem um tratamento rápido.

Diagnóstico de meningite

Além do exame físico, que visa identificar os sintomas apresentados, são realizados testes laboratoriais. O principal é a punção do líquor, ou seja, a retirada do líquido envolve a medula espinhal que é analisado em laboratório para determinar se realmente é um caso da doença.

Tratamento

Shutterstock

Os cuidados dependerão da origem do problema. Se for bacteriana, o paciente é internado e são administrados antibióticos. Já no caso da viral, espera-se que a doença regrida naturalmente ou são receitadas medicações antivirais.

Ainda são usados antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas.

Prevenção

shutterstock

Vacina

Existem seis vacinas que previnem certos tipos da condição, sendo que quatro delas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde e integram o Calendário Nacional de Vacinação.

A BCG evita o bacilo da tuberculose, que também causa meningite, já a Pentavalente, a Meningocócica C, a Pneumocócica conjugada 10-valente, a Meningocócica ACWY e a Meningocócica B combatem bactérias que podem causar o problema.

Apesar disso, há uma ampla gama de micro-organismos que resultam na meningite, o que impossibilita que haja uma proteção 100% eficaz.

Cuidados

Algumas medidas reduzem as chances de contrair a doença, como evitar contato com pessoas com meningite, evitar aglomerações, higienizar o ambiente e as mãos frequentemente e manter os ambientes ventilados.

Se mesmo assim você tiver contato com um portador da doença, busque um médico para tomar medicamentos que visam preveni-la. Neste caso, também não esqueça de alertar as pessoas ao redor do doente para que elas também se cuidem.

Meningite: leia mais