https://www.instagram.com/p/BqGUGoTAC1g/
Fábio Luis de Jesus, mais conhecido como MC Koringa, precisou passar por uma cirurgia às pressas no hospital São Francisco, em São Paulo, para a remoção de um tumor ósseo raro de seu canal auditivo.
Segundo a assessoria de imprensa do cantor, a necessidade do procedimento em caráter de urgência ocorreu pelo risco de o artista perder a audição. Ele já está se recuperando do procedimento, que foi bem-sucedido.
Tumor de MC Koringa: entenda
Osteoma é o nome dado a um tipo de tumor benigno ósseo que normalmente se desenvolve nos seios paranasais, uma região da cavidade nasal do corpo humano.
Porém, é possível que o tumor se apresente no canal auditivo. Em situações raras, como descreve a literatura médica, em que o osteoma se desenvolve na região, sua aparição costuma ocorrer no conduto auditivo externo e na orelha média ,
A frequência do osteoma no canal auditivo está mais relacionada aos que não atingiram a puberdade, além de ser mais presente em mulheres do que em homens.
Risco de perda auditiva
Quando o osteoma se desenvolve no canal auditivo, o tumor causa alguns sinais típicos ao corpo do paciente. Dentre eles destacam-se a vertigem, os zumbidos no ouvido e a paralisia facial periférica.
Além desses sintomas, o osteoma também oferece o risco da chamada hipoacusia, que consiste na perda parcial ou total da audição.
Tratamento do osteoma
O tratamento para o osteoma pode ser de dois tipos: o conservador ou o cirúrgico.
No caso do conservador, os cuidados envolvem prevenir otites externas e uso de antibióticos tópicos. Já a cirurgia para o tratamento do osteoma acontece quando o paciente apresenta risco de perda auditiva causada pela obstrução óssea, como foi o caso de MC Koringa, e também em otites externas de difícil controle clínico.