Síndrome de Ménière

Mariana Rios revela perda de audição por doença rara: pico de estresse desencadeou quadro incurável

Atriz tem Síndrome de Ménière, doença que exige mudanças de hábitos para controlar crises de sintomas como vertigem debilitante

Em entrevista ao “The Noite” (SBT), Mariana Rios falou sobre o diagnóstico que recebeu após um pico de estresse no passado. Segundo ela, tudo aconteceu em meio a uma rotina de muito trabalho – e, após um momento particularmente atribulado, ela desenvolveu sintomas que, ao investigar, revelaram perda de audição e uma doença crônica incurável.

Mariana Rios revela doença rara e incurável

Síndrome de Ménière
Mariana Rios (Crédito: Reprodução/SBT)

A cantora Mariana Rios perdeu 30% da audição de um dos ouvidos no passado graças a uma doença rara e incurável. Segundo ela, tudo ocorreu durante uma fase de muito trabalho, algo que a fez inclusive ignorar os primeiros sintomas e ter como consequência a perda da possibilidade de reverter as sequelas.

“Eu estava super estressava, morava em São Paulo e estava toda hora em ponte aérea, bem estressada mesmo. Eu tive um pico de estresse e meu ouvido começou um zumbido sem fim. Falei: ‘Gente, tem uma coisa esquisita [acontecendo], mas deve ser do voo’”, disse ela, que seguiu a vida normalmente apesar do zumbido no ouvido.

Mariana Rios conviveu com o sintoma durante um mês antes de ir ao médico. Além disso, ela também desenvolveu tontura e, ao relatar o quadro ao médico, foi surpreendida com a explicação.

“Falei os sintomas e ele [disse]: ‘Mariana, você veio tarde. Devia ter vindo nas primeiras 36 horas. Você teve um pico de estresse e, com isso, perdeu 30% da audição do ouvido esquerdo e não tem como reverter essa situação. E, por conta desse estresse mesmo, você está muito provavelmente com Síndrome de Ménière’”, declarou a atriz.

Atriz fala sobre controle do quadro e “táticas” para contorná-lo

Síndrome de Ménière
Mariana Rios (Crédito: Reprodução/SBT)

Na entrevista, Mariana Rios ainda explicou que precisa adotar certas condutas para conviver com a doença. “Você tem crise de labirintite e tem várias coisas que não pode fazer. Por exemplo: eu não posso dormir menos que oito horas nem mais que nove, se não a labirintite pode atacar. Não estou generalizando – o meu funciona dessa forma”, declarou a atriz.

Síndrome de Ménière: o que é e como acontece

A Síndrome de Ménière é uma doença que afeta o ouvido interno. Isso faz com que a pessoa apresente zumbido no ouvido, possível perda auditiva (transitória ou permanente) e episódios de vertigem. Ela é semelhante à labirintite, mas tem outras causas e se diferencia especialmente pela perda de audição, algo que não ocorre no outro quadro.

Essa doença está associada a uma série de possíveis causas. Pode haver, por exemplo, acúmulo de fluido (hidropsia endolinfática) no ouvido interno, que pode aumentar a pressão e alterar seu funcionamento. Além disso, fatores genéticos, doenças autoimunes pré-existentes, infecções virais e fatores ambientais (como exposição constante a ruídos altos ou estresse frequente) podem desencadear a doença ou agravar seus sintomas.

Síndrome de Ménière e o estresse

Mariana Rios (Crédito: Reprodução/Instagram @marianarios)

O estresse não necessariamente causa Síndrome de Ménière. No entanto, ele pode ser um gatilho para que a doença comece a se manifestar ou para uma piora dos sintomas.

Picos de estresse podem, por exemplo, acentuar as crises de vertigem ao aumentar a pressão arterial. Além disso, o estresse constante prejudica o sistema imunológico. Sendo assim, o corpo fica mais suscetível a infecções e outras condições que podem afetar o ouvido interno, local em que a síndrome se manifesta.

Diferenças para labirintite

A labirintite também é uma condição ligada ao ouvido interno e também afeta estruturas responsáveis por equilíbrio. Por isso, ambas as condições causam, por exemplo, tontura e dificuldade para se equilibrar. Essas doenças, no entanto, não são a mesma coisa. A principal diferença é que a Síndrome de Ménière causa perda auditiva, e a labirintite, não.

Além disso, a labirintite tende a surgir após certa idade graças a fatores como alterações na glicemia, pressão alta, tabagismo, consumo excessivo de álcool e café, uso de certos medicamentos e infecções no ouvido. Já a síndrome está mais ligada ao acúmulo de líquido na região afetada.

Mariana Rios (Crédito: Reprodução/SBT)

Sintomas da doença

Os sintomas principais dessa doença são:

  • Vertigem;
  • Zumbido no ouvido (podendo variar entre chiados e estalos);
  • Sensação de pressão no ouvido (ouvido “entupido”);
  • Perda auditiva (que pode ser flutuante e progressiva).

Tratamento e cura para Síndrome de Ménière

Essa doença é crônica e, portanto, não tem cura. É possível, no entanto, mantê-la sob controle com certas mudanças de hábito e tratamentos. Isso pode incluir:

  • Reduzir a quantidade de sal na alimentação para diminuir a retenção de líquidos, diminuindo a pressão no ouvido;
  • Uso de medicamentos diuréticos e anti-histamínicos;
  • Reabilitação vestibular (terapia usada para melhorar o equilíbrio);
  • Terapia sonora (para o zumbido).

Em alguns casos, quando o tratamento conservador não funciona, pode ser necessário realizar procedimentos como a drenagem do fluido do ouvido interno ou até a remoção parcial do labirinto.

Em meio ao tratamento, a doença pode ficar mais estável e os episódios de vertigem tendem a diminuir. A perda auditiva, no entanto, pode ser progressiva e permanente. É por isso que, ao perceber sintomas como zumbido constante no ouvido, perda auditiva e tontura, é importante buscar auxílio médico.

Saúde