Apesar de se originar em um osso, a síndrome de Eagle traz sintomas como dor de garganta e dificuldades para engolir
Usando o Instagram, a atriz Maria Casadevall revelou que, recentemente, fez uma cirurgia. Sem dar muitos detalhes sobre o procedimento, ela afirmou estar bem – e explicou que passou pela operação devido a uma condição de saúde chamada síndrome de Eagle. Saiba mais sobre esse problema de saúde raro abaixo:
Maria Casadevall revela doença e cirurgia recente
Discreta sobre a vida pessoal, Maria Casadevall afirmou ter feito uma cirurgia no último mês. Nos Stories do Instagram, ela explicou que está bem, mas que vinha lidando com sintomas há anos e, por isso, teve de operar.
“Esse diagnóstico é meio raro, mas pode ser causador de uma série de desconfortos”, disse ela, afirmando ter algo chamado síndrome de Eagle. Na sequência, a atriz detalhou a vivência com a condição de saúde.
“Eu percebi que vinha, há muitos anos, naturalizando um desconforto, então quero contar com mais detalhes para vocês. Alguém já ouviu falar?”, disse ela, prometendo uma conversa mais detalhada com o público a respeito dessa questão.
Síndrome de Eagle: o que é a doença de Maria Casadevall
A síndrome de Eagle é uma condição rara. Ela se caracteriza pelo crescimento excessivo de um osso na base do crânio que se chama processo estilóide. Essa alteração anatômica pode gerar uma série de sintomas e tem esse nome em homenagem ao cirurgião que a descobriu, W. Eagle.
O processo estilóide é uma estrutura que se estende do osso temporal, localizado na base do crânio, até o pescoço. As funções dele incluem servir como ponto de fixação para músculos e ligamentos que têm relação com o pescoço, a faringe e até mesmo a língua. Em quem tem síndrome de Eagle, o processo estilóide tem mais de 2,5 centímetros.
Além do crescimento anormal, pode haver também a calcificação de um ligamento. Tudo isso desencadeia uma série de sintomas relacionados a nervos, músculos e outras estruturas do pescoço.
Sintomas de síndrome de Eagle
Os efeitos desse alongamento excessivo variam de acordo com o grau de crescimento e com a forma como essa estrutura interage com as demais. Em geral, porém, é possível citar sintomas como:
- Dor na face (em torno da orelha, na mandíbula, etc);
- Dor no pescoço (causada por compressão dos nervos cervicais)
- Dor de garganta frequente, mais especificamente na faringe;
- Dificuldade para engolir;
- Dor de cabeça;
- Zumbido no ouvido (causado por danos aos nervos auditivos);
- Tontura ou vertigem.
- Quando não tratada, a doença de Maria Casadevall pode causar:
- Infecções;
- Lesões em nervos;
- Dificuldade para engolir.
Diagnóstico da síndrome de Eagle
Por ser uma doença rara com sintomas que facilmente têm ligação com outros quadros de saúde, a síndrome de Eagle é de difícil diagnóstico. A depender dos sintomas, o paciente pode procurar médicos de especialidades totalmente diferentes, algo que dificulta o processo.
Ao apresentar um ou mais destes sintomas, é aconselhável buscar um médico neurologista. Ainda assim, médicos otorrinolaringologistas e especialistas em cirurgia maxilofacial também podem participar do diagnóstico, que requer exame clínico e exames de imagem.
Como se trata a doença de Maria Casadevall
A linha de tratamento escolhida depende da extensão dos danos e o grau de crescimento do processo estilóide. É possível, em alguns casos, alcançar a melhora dos sintomas com medicamentos e fisioterapia.
Em outras situações, como foi o caso da atriz, pode ser necessário operar o paciente. Isso é o que se chama de ressecção do processo estilóide, cirurgia que remove parte dessa estrutura ou retira calcificações responsáveis pelos sintomas. Essa cirurgia pode ser feita através da cavidade oral ou através da pele.