Afinal, é possível ficar com a “mandíbula definida” ao mascar chicletes? O que é a hipertrofia do masseter?
Recentemente, a tiktoker Cacá Ribeiro viralizou tanto nas redes sociais quanto na mídia ao mostrar uma mudança no formato do rosto. Conforme expôs, os músculos localizados na parte inferior do rosto incharam, transformando o formato dele – e, segundo a tiktoker, tudo teria ocorrido após ela adquirir vício em chicletes de nicotina.
Entenda abaixo o que é a chamada hipertrofia do masseter e quando ela pode acontecer.
Mandíbula definida: tiktoker mostra antes e depois chocante
Carol Ribeiro, conhecida como Cacá no TikTok, expôs recentemente um antes e depois surpreendente de si mesma. Conforme mostrou, seu rosto ficou “quadrado”, com a “mandíbula definida”, devido a um aumento do músculo masseter, na parte inferior da face. O mais inusitado, porém, é a razão à qual a mudança foi atribuída: o hábito de mascar chicletes.
“E eu que parei de fumar e fiquei viciada em chiclete, mas não contava com a chance do meu ‘maxilar’ dobrar de tamanho. Ficou bombado de tanto mastigar”, disse ela em um vídeo no qual expõe a questão. Cacá mostrou ainda que, ao fazer o movimento de mastigação, o músculo em questão ficava ainda mais saltado.
Conforme detalhou a tiktoker, tudo aconteceu graças a chicletes de nicotina, tipo de goma de mascar usada por quem busca abandonar o tabagismo. Devido à substância, é comum que pessoas também fiquem “viciadas” no chiclete ao substituir o cigarro pela goma de mascar – e, segundo Cacá, ela vinha mascando o chiclete durante o dia inteiro sem parar.
“Eu achei que tinha engordado. Fui na minha esteticista e falei: ‘O que aconteceu?’. Ela falou: ‘Você está vendo que seu maxilar está gigantesco?’. Descobri que meus músculos da mandíbula, masseter o nome, estavam muito desenvolvidos”, declarou a tiktoker que, posteriormente, passou por uma aplicação de toxina botulínica no músculo para conter o “exercício” feito por ele.
Dias após a aplicação da toxina, ela mostrou que os músculos diminuíram consideravelmente de tamanho. Cacá, no entanto, não deu detalhes sobre uma possível mudança no hábito de mascar chiclete o dia todo.
Mandíbula definida mascando chiclete: é possível?
Segundo estudos de caso publicados na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, conceituado periódico médico, a “transformação” desse músculo – que causa a impressão de mandíbula definida – se chama hipertrofia do músculo masseter. Isso não tem nenhuma relação, porém, com pessoas que têm a mandíbula definida por natureza, algo decorrente da estrutura óssea.
O masseter é um músculo localizado na parte inferior da face, na mesma linha das têmporas, Ele contribui com o funcionamento da estrutura responsável por abrir e fechar a boca, composta pela maxila (maxilar superior) e a mandíbula (maxilar inferior). Aqui, é importante frisar que ter hipertrofia do masseter não significa ter “mandíbula definida”, visto que a mandíbula é um osso, e o masseter é um músculo.
Segundo registros médicos, esse músculo pode hipertrofiar – ou seja, aumentar de tamanho – por várias razões. De forma geral, esforços mastigatórios são a causa da hipertrofia do masseter. Esses esforços, por sua vez, podem ter relação com:
- Perda de dentes;
- Mastigação unilateral;
- Desordens articulares;
- Bruxismo (ranger os dentes enquanto dorme);
- Uso prolongado de goma de mascar.
Segundo o periódico, raramente há relatos de dor pela hipertrofia em si. Ainda assim, as causas do problema (como o bruxismo e o hábito de mascar chiclete exageradamente) podem também causar dores localizadas ou até no pescoço e na cabeça.
Cada possível causa da hipertrofia tem um tratamento diferente e, atualmente, um dos mais procurados é a aplicação de toxina botulínica no músculo. Devido à capacidade paralisadora da toxina, o músculo fica mais “fraco”, e isso ameniza, por exemplo, o bruxismo. Incapaz de fazer tanta força como anteriormente, ele acaba “desinchando”.
É importante frisar que, sem tratar a causa do problema, ele pode voltar a ocorrer meses após a aplicação da toxina, que eventualmente deixa de fazer efeito. Ao notar esse sintoma, portanto, é preciso buscar um médico bucomaxilo para definir a melhor abordagem terapêutica.