Mãe de aluguel engravida durante gravidez e tem um filho biológico e outro não: entenda

por | nov 7, 2017 | Saúde

A gestação de uma norte-americana gerou curiosidade ao redor do mundo devido a um acontecimento raro: após dar à luz gêmeos, ela descobriu que um dos bebês era seu filho biológico e o outro não.

Conforme noticiou a rede de notícias ABC NEWS, a mulher, que vive na Califórnia, nos Estados Unidos, foi contratada para ser barriga de aluguel para um casal chinês e, para isso, fez uma fertilização artificial com o material genético do par. A prática é legalizada em alguns estados dos EUA. 

Após dar à luz dois bebês, que os médicos consideraram como gêmeos, ela os entregou à família e não teve mais notícias pelos meses seguintes. Foi só quando a mãe chinesa começou a identificar diferenças significativas na aparência dos bebês que ela entrou em contato, desconfiada.

Um exame de DNA foi realizado no bebê que não apresentava traços orientais e apontou que, de fato, ele era filho biológico da mãe de aluguel.

shutterstock

Ela e o marido, que já tinham duas crianças pequenas e muitas dívidas, ficaram desestabilizados com a notícia de um filho inesperado, já que eles haviam concordado em ser barriga de aluguel justamente para conseguir uma ajuda financeira.

Apesar disso, os pais decidiram lutar pela guarda do filho biológico. Foi necessário acionar a Justiça porque, legalmente, os chineses eram pais da criança, uma vez que foram eles que registraram o bebê. Porém, o casal norte-americano conseguiu, por fim, ficar com o filho.

É possível ficar grávida durante uma gestação?

Apesar de raro, é possível, sim, a mulher engravidar durante uma gestação. Isso acontece graças a um fenômeno raro chamado superfetação, em que o corpo da mulher continua ovulando mesmo quando ela já estava grávida. 

Segundo o obstetra e ginecologista especializado em reprodução humana Augusto Bussab, há ainda outra possibilidade, igualmente rara: a de que a mulher tenha recebido os embriões no mesmo período em que seu corpo ovulou, promovendo a dupla fecundação – uma natural e outra, não.

A norte-americana, no entanto, não soube explicar o fato e afirmou que todas as relações que teve com o marido durante o período foram com o uso de preservativo.

iStock

De fato, um os fetos foi identificado antes. Foi em uma segunda consulta, durante um exame de ultrassom, que os médicos identificaram que havia dois óvulos fecundados, supondo serem gêmeos.

Risco para a saúde da mulher e do bebê

Segundo o especialista, o fato de gerar dois embriões de pais diferentes não agrava os perigos já existentes e previstos em qualquer gravidez. O que poderia aumentar o risco, conforme explica Bussab, é a gemelariade, isto é, a gestação de gêmeos, que não foi o caso.

Ideias inspiradoras para maternidade: