Macela-do-campo: benefícios e como usar

por | abr 18, 2014 | Saúde

A macela é uma planta brasileira, cultivada principalmente no sul e no sudoeste e reconhecida por suas propriedades medicinais, que são aliadas no combate a diversas doenças e incômodos no corpo. Conhecida também como erva-dos-soldados, seus principais usos estão relacionados ao alívio de cãibras, dores de cabeça, cólicas intestinais e problemas no aparelho digestivo.

Leia também:
Benefícios da planta jaborandi
G
engibre para aliviar a enxaqueca
L
itsea cubeba para relaxar o corpo e a mente

Propriedades macela-do-campo

Graças à ação dos flavonoides, presentes em grandes quantidades nessa planta, combinado ao efeito de ésteres (álcool) e saponinas, a macela tem efeito antiviral, antiespasmódico, antisséptico, anti-inflamatório, calmante, tônico, adstringente, entre outros.

Para quem precisar diminuir a retenção de líquidos, o chá feito com as flores dessa planta é uma boa opção de bebida diurética natural. Além disso, a planta age sobre as bactérias da úlcera e o óleo essencial liberado pelas folhas ajuda a lubrificar a ferida para aliviar a dor.

Como usar

Chá

Para cada xicara de água, misture 10g de flores secas e ferva. Beba o chá de 3 a 4 vezes por dia.

Aromatizante

A aroma da macela é benéfico para aliviar dores de cabeça, para acalmar os nervos, além de ser um remédio natural para insônia. Para obter esse efeito, basta colocar as flores dentro do travesseiro pouco antes de deitar-se.

Restrições

A macela-do-campo está vetada para quem faz tratamento quimioterápico e pode desencadear reações alérgicas em pessoas mais sensíveis. Consulte um médico antes de iniciar o uso.