Os linfócitos são as células que formam o tecido linfoide, encontrado em nódulos linfáticos, como timo, baço, amígdalas, adenoides, e está espalhado por todo o aparelho digestivo, respiratório e medula óssea.
Os linfócitos ficam aumentados quando há alguma infecção e, assim, podem indicar problemas de saúde que vão desde gripe e alergia, passando por rubéola, até leucemia e HIV.
Linfócitos: função
Os linfócitos são células de defesa e, portanto, sua principal função é manter a imunidade no organismo. De acordo com informações do Instituto Oncoguia, os principais tipos de linfócitos são os linfócitos T e os linfócitos B.
Linfócitos T
Existem vários tipos de células T, com funções distintas. Elas podem atuar na destruição de células infectadas por vírus, fungos ou alguns tipos de bactérias. As células T também têm a função de liberar substâncias que atraem outros tipos de células brancas do sangue, digerindo assim as células infectadas.
Linfócitos B
As células B protegem o organismo de bactérias e vírus, uma vez que produzem os anticorpos que se ligam aos germes, marcando-os para serem destruídos por outras células do sistema imunológico. Eles ainda atraem proteínas do sangue que são capazes de destruir bactérias.
Linfócitos atípicos
Em hemogramas é possível encontrar em alguns casos a definição de “linfócitos atípicos”. A nomenclatura indica que existem linfócitos com alterações morfológicas, podendo indicar quadros de infecções por vírus ou outros problemas de saúde.
Linfócitos altos ou aumentados
A contagem alta de linfócitos (linfocitose) é comum em casos de infecção. De acordo com o site médico Healthline, níveis elevados de linfócitos podem indicar condições como:
- Infecções virais (como sarampo, caxumba e mononucleose)
- Hepatite
- Gripe
- Tuberculose
- Toxoplasmose
- Vasculite
- Leucemia
- HIV e AIDS
Linfócitos baixos
A baixa contagem de linfócitos, chamada linfocitopenia, geralmente ocorre porque o organismo não está produzindo linfócitos suficientes, eles estão sendo destruídos ou permanecem presos no baço ou nos gânglios linfáticos. A condição pode indicar:
- Desnutrição
- HIV e AIDS
- Gripe
- Doenças autoimunes (como o lúpus)
- Alguns tipos de câncer (como linfoma de Hodgkin)
Linfócitos e leucócitos
Leucócitos (glóbulos brancos) fazem parte do nosso sistema imunológico e têm os linfócitos como parte de sua formação. Os linfócitos são produzidos na medula óssea a partir de células-tronco.
Exames de sangue
- Exame de sangue pode prever parto prematuro e data do nascimento do bebê
- Você não precisa fazer jejum antes do exame de sangue para colesterol
- Novo exame de sangue é capaz de detectar 6 em cada 10 cânceres