“Nenhum sinal de câncer no corpo”: repórter que revelou doença ao vivo tem ótima resposta a tratamento

Em novembro de 2021, a reporter da GloboNews Lilian Ribeiro surgiu ao vivo usando um lenço na cabeça para anunciar que havia sido diagnosticada com câncer de mama. Seis meses depois, em maio de 2022, ela celebrou o fim do tratamento – e, agora, durante o mês de conscientização sobre a doença, ela voltou a falar sobre sua luta, inspirando ao dar detalhes dela e revelando que está sem sinal da doença.

Lilian Ribeiro relembra luta contra câncer agressivo

Em entrevista ao “Encontro com Patricia Poeta” (Rede Globo), a repórter Lilian Ribeiro, da GloboNews, veio a público recentemente falar sobre estar sua luta contra o câncer.

Há quase um ano, ela foi diagnosticada com um câncer de mama bastante agressivo que, apesar de ter sido descoberto precocemente, estava em um estadiamento preocupante. Hoje, porém, ela está sem sinais da doença, e relembrou o início da luta.

Na época do diagnóstico, Lilian surgiu na GloboNews com um lenço na cabeça, emocionando espectadores ao revelar ao vivo a luta contra a doença – e, no “Encontro”, ela explicou a decisão. “Fiquei muito assustada, tinha acabado de perder uma prima com câncer, fiquei algumas semanas sem trabalhar, deprimida e, quando voltei, fiquei em outro estado de espírito. O cabelo começou a cair e eu não queria parar de trabalhar”, disse.

Lilian Ribeiro revelou o câncer de mama ao vivo em novembro de 2021
Reprodução/GloboNews

Diante da situação, ela pediu autorização à emissora para expor a doença e trabalhar usando um lenço, algo que foi aceito. “Achava que iam dizer: ‘Ah não, Lilian, vai ser muita exposição para você’. Mas não! Acabei sendo surpreendida, e esse ‘sim’ fez muita diferença para mim”, pontuou a jornalista, afirmando também crer que a recepção positiva do público a ajudou com o sucesso do tratamento.

“Tive uma resposta acima da média à quimioterapia, uma resposta praticamente total. Na axila, foi total. Eu acredito muito que a força das pessoas, as orações, a corrente de energia, acabou fazendo muita diferença para que eu tivesse esse resultado e pudesse hoje dizer aqui que não tenho nenhum sinal de câncer no meu corpo”, afirmou Lilian que, em maio de 2022, dedicou o fim da radioterapia à prima, vítima da doença.

https://www.instagram.com/p/CcJn1DKJwPq/

Por fim, a jornalista usou o espaço para aconselhar. Primeiro, a outras mulheres que também estão enfrentando a doença, ela ofereceu palavras de força. “Faça o tratamento, siga tudo que os médicos disserem, mas não transforme isso no centro da sua vida. O câncer não pode ser o protagonista da nossa vida – nós somos as protagonistas. Foi isso que eu tentei fazer”, pontuou, dirigindo-se também a mulheres que já notaram alterações na mama, mas têm medo de buscar ajuda.

“Para as que estão assistindo a gente, perceberam alguma coisa diferente na mama e estão com medo de procurar um médico, fazer um exame: receber um diagnóstico de câncer e fazer um tratamento é, sim, difícil. É, sim, muito duro. Mas poder tratar e seguir a vida depois do tratamento é uma dádiva! Não perca essa oportunidade. Se viu alguma coisa diferente, procure ajuda – isso muda o destino de uma paciente”, concluiu.

https://www.instagram.com/p/Cbv5swJrVp1/

Luta contra o câncer