Karol Conka diz que prefere usar roupas sem calcinha: saiba quando isso pode ser nocivo

Em um bate-papo com a atriz Julia Faria, a cantora Karol Conka fez algumas revelações sobre hábitos bem pessoais, como, por exemplo, o fato de que ela não curte uma determinada peça de roupa. Questionada por Julia sobre que tipo de roupas usa para dormir, Karol deixou claro que não usa nada, nem calcinha.

Esse, porém, não é o único momento em que ela evita a peça. “Eu não gosto de usar calcinha. Uso sempre roupas que posso ficar sem calcinha”, explicou a cantora e, embora esse hábito possa, sim, contribuir para a saúde da região íntima, ficar sem calcinha exige alguns cuidados para que não seja prejudicial em vez de benéfico.

Ficar sem calcinha é bom ou ruim?

Conforme explica a ginecologista e obstetra Ana Carolina Lúcio Pereira, a calcinha é responsável por causar certo abafamento da região íntima e, para algumas mulheres, isso pode ser agravante para problemas de saúde. “Se houver tendência à proliferação fúngica, ela tornará o meio favorável”, afirma.

Por outro lado, porém, a calcinha também é responsável por impedir o contato da vulva com o meio ambiente, protegendo-a em situações como a de estar usando uma saia curta e sentar-se em uma superfície contaminada. “O uso da calcinha pode coibir a entrada de corpos estranhos, formando uma barreira”, diz Ana.

Além disso, se uma mulher não usa calcinha no dia a dia e opta por continuar vestindo peças como calças jeans ou outras roupas mais justas e rígidas, ela também pode ter problemas. “Isso pode lesionar a região por favorecer o atrito local”, alerta a ginecologista.

Como dispensar a calcinha sem prejudicar a saúde

Caso essa opção seja a escolha da mulher, a especialista indica combiná-la ao uso de roupas soltas e largas que, além de não entrarem em atrito com a pele sensível da região, também criam uma barreira entre a vulva e o ambiente (dispensando, por exemplo, saias muito curtas ou usando calcinha quando estiver com elas).

Na hora de dormir, porém, a ginecologista não só libera como recomenda o hábito de não usar calcinha. “O hábito é recomendado durante a noite por estarmos em um ambiente confortável e menos agressivo aos genitais“, afirma a ginecologista.

Saúde da região íntima